Lisieux pede mais condições de trabalho para policiais de Anápolis

por marcos — publicado 06/06/2017 15h04, última modificação 06/06/2017 15h04

O vereador Lisieux José Borges (PT) citou uma frase conhecida do antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), dita em uma conferência em 1982, para falar da falta de segurança pública em Anápolis. “Darcy Ribeiro tinha razão, quando disse na época que se os governantes não construíssem escolas, em 20 anos faltaria dinheiro para construir presídios”, discursou o vereador na tribuna, na sessão desta terça-feira (6.jun).

Lisieux comentou que o problema educacional está ligado à insegurança vivida hoje na cidade, mas que também há outras causas mais imediatas, como a atual crise carcerária, imposta a Anápolis a partir do final de fevereiro, quando mais de 500 detentos foram enviados de Aparecida de Goiânia para o novo presídio anapolino, que nem tinha sido inaugurado na época.

Para o vereador, é preciso investir no efetivo da PM, melhorar o salário dos profissionais, mas também é necessário garantir mais recursos para a elucidação de crimes, pondo fim à sensação de impunidade. “Tivemos o caso de um homem preso em Jaraguá por furto e quando foi feita a pesquisa de antecedentes, ele tinha dois homicídios praticados em Anápolis”, comentou Lisieux, ressaltando que hoje em dia o fato de uma pessoa mudar de cidade já é suficiente para dificultar consideravelmente a sua captura.

“Anápolis está batendo recordes negativos, ano após ano. Precisamos de um trabalho efetivo de elucidação, porque caso o contrário, o crime será cada vez mais banalizado”, reforçou Lisieux Borges. O vereador disse ainda que a Câmara Municipal precisa seguir conselho de delegados da cidade, que pediram envolvimento “pesado” na questão da segurança pública, pressionando politicamente o Estado para que Anápolis seja beneficiada com o envio de número representativo de aprovados em concurso da polícia que será realizado em breve.