Lisieux José Borges defende a instalação de mais ecopontos em Anápolis

por marcos — publicado 15/10/2019 16h02, última modificação 15/10/2019 16h02
Lisieux José Borges defende a instalação de mais ecopontos em Anápolis

Vereador Lisieux José Borges, do PT (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Lisieux José Borges (PT) defendeu a instalação de mais ecopontos em Anápolis, em discurso na tribuna na sessão desta terça-feira (15.out). Segundo ele, o equipamento público é fundamental para que resíduos que não são recolhidos na coleta domésticas cheguem ao aterro sanitário.

“Um cidadão do Copacabana não vai até o aterro sanitário levar esses resíduos sólidos maiores. E mesmo que ele for lá, não vai poder entrar e depositá-lo no local. Ou seja, vai percorrer quilômetros, ter custo, ser resolver o problema”, exemplificou.

Lisieux também defendeu que o Executivo, aliado à comunidade, potencialize a coleta seletiva na cidade, hoje realizada em pouco mais de 100 bairros, mas que de acordo com o vereador, levando em conta a lei federal 12.305/2010, deveria atingir 20% da cidade até 2020.

“Sem falar no biogás e outras demandas. Em relação à coleta seletiva, temos duas cooperativas que hoje trabalham com mão de obra ociosa porque não recebem quantitativo suficiente de material no dia a dia”, discursou.

Lisieux chamou a atenção para essas questões, ressaltando a importância de mudanças em uma cidade cujo passado é notório pela inconsequência com o meio ambiente. “Temos a prefeitura, o fórum e a receita estadual construídos em cima do Ribeirão Antas”.

Saneago
Lisieux Borges também falou sobre a necessidade de a Saneago liberar mais Atestados de Viabilidade Técnica e Operacional (AVTOs) em Anápolis. O vereador informou que pretende defender a demanda na audiência pública sobre saneamento básico que será realizada na Câmara na próxima sexta-feira (18.out).

“É interesse que cobremos isso. Não justifica não liberar. Temos 3 mil ligações de água permitidas por ano. Qualquer projeto não vai ter esse tanto de residência. O São João, por exemplo, não está com 70% de adensamento. Temos que cobrar isso. Porque não está liberando?”, argumentou.

Lisieux também comentou sobre a estação de tratamento de água (ETA) do Daia, que nas últimas semanas, devido à baixa vazão do Rio Caldas, gerou desabastecimento às empresas do distrito e nos 48 bairros da região sul de Anápolis.

Para ele, o correto seria que a gestão daquela ETA fosse feita pela Saneago, e não pela Codego. Como a atribuição da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás não é saneamento houve falhas ao não se acompanhar as represas das chácaras que surgiram na região, reduzindo a vazão do manancial.

"A Saneago teve que fazer um esforço tremendo por pura falta de planejamento. Teve que bombear água, usar caminhões pipa e, hoje, irá furar diversos poços artesianos, somando uma vazão de 100 litros por segundo, para resolver o problema", explicou o vereador.

Professores
O vereador também fez menção ao Dia dos Professores. "Parabéns aos professores pelo seu dia. São eles que cuidam da nossa história. Entendemos hoje mais ainda a luta difícil dos nossos docentes. Parabéns a eles em nome da vereadora Professora Geli", completou.