Lisieux José Borges atualiza informações sobre construção de barramento no Piancó e da elevatória do Leblon
Lisieux José Borges atualiza informações sobre construção de barramento no Piancó e da elevatória do Leblon
O vereador Lisieux José Borges (PSB) disse que, instado pelos produtores ribeirinhos ao Ribeirão Piancó, cobrou da Saneago informações sobre a construção do barramento naquela região, obra prevista no contrato firmado entre o Município e aquela concessionária.
Segundo o vereador, de acordo com informações da Saneago, o barramento terá dimensão superior ao previsto anteriormente. A área inundada será maior, com mais de 38 metros. Disse que a previsão de desapropriação também será maior que a inicialmente definida. Essa situação, diz o vereador, exige tratativas mais amplas sobre as questões sociais.
Lisieux José Borges lembrou que o Ribeirão Piancó teve “saúde melhorada”, a partir do trabalho da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), que atuou de forma “vigorosa e rigorosa” com os ribeirinhos que se utilizam da água para irrigar plantações e para o lazer. E que houve também a recuperação de nascentes.
Mesmo com o fornecimento de volume de água substancial, Lisieux entende que ainda há insegurança hídrica no município, “em que pese nos últimos períodos o bom volume de água bruta, atendendo suficientemente as necessidades do município, além dos novos investimentos feitos”.
LEBLON
Lisieux José Borges falou ainda sobre uma indicação sua à Saneago e de requerimento feito à Prefeitura que, agora, se materializa no projeto de construção da elevatória do bairro Leblon. Segundo ele, naquela região há vário condomínios que construíram suas próprias elevatórias, as quais são colocadas à disposição do município e sob os cuidados da Saneago.
Segundo o vereador a elevatória do Leblon será executada e deve entrar em operação nos próximos meses, ainda este ano, “conforme indicação que nos foi feita pela empresa”. Lembrou que a Saneago arrecada R$ 250 milhões ao ano em Anápolis e que a cidade representa 7,5% de todo o faturamento da empresa.
Por fim, Lisieux José Borges analisou que, ao investir em Anápolis nos sistemas de água e esgoto, no barramento do Piancó e elevatórias, a Saneago “não faz qualquer favor”. Isso faz parte do cumprimento do contrato firmado entre o Município e a empresa. E que a construção do barramento, inicialmente prevista para ser implantada em 8 anos, pode sofrer atraso, “exatamente devido às questões especialmente sociais”.
(Foto – Ismael Vieira)