Lisieux defende programa de equoterapia: "precisa de apoio público"
O vereador Lisieux José Borges (PT) visitou, na última quinta-feira (9), o Programa de Equoterapia Carolina Ribeiro, que tem desempenhado um trabalho exemplar em prol da pessoa com deficiência em Anápolis.
No entanto, a organização tem enfrentado muitos entraves, principalmente financeiros e, de acordo com Lisieux, precisa contar com suporte por parte do Estado e do Município para continuar realizando seu trabalho de grande relevância social.
A equoterapia é um tipo de terapia que se utiliza de cavalos e estimula o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve ainda para complementar o tratamento da pessoa com deficiência ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral e autismo, dentre outras.
Além do treinador do cavalo, as sessões são conduzidas por profissionais especializados, como psicólogos, pedagogos e fisioterapeutas.
A importância deste trabalho se concentra nos bons resultados gerados em seus adeptos e facilmente percebidos por seus familiares e pessoas do convívio: desenvolvimento da coordenação motora; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; ganho de força muscular e a promoção da integração social.
Texto e foto: Carol Evangelista (Da Assessoria do Vereador)