Lisieux defende programa de equoterapia: "precisa de apoio público"

por marcos — publicado 09/02/2017 18h55, última modificação 10/02/2017 10h36
Lisieux defende programa de equoterapia: "precisa de apoio público"

Lisieux diz que programa de equoterapia precisa de apoio público

O vereador Lisieux José Borges (PT) visitou, na última quinta-feira (9), o Programa de Equoterapia Carolina Ribeiro, que tem desempenhado um trabalho exemplar em prol da pessoa com deficiência em Anápolis.

No entanto, a organização tem enfrentado muitos entraves, principalmente financeiros e, de acordo com Lisieux, precisa contar com suporte por parte do Estado e do Município para continuar realizando seu trabalho de grande relevância social.

A equoterapia é um tipo de terapia que se utiliza de cavalos e estimula o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve ainda para complementar o tratamento da pessoa com deficiência ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral e autismo, dentre outras.

Além do treinador do cavalo, as sessões são conduzidas por profissionais especializados, como psicólogos, pedagogos e fisioterapeutas.

A importância deste trabalho se concentra nos bons resultados gerados em seus adeptos e facilmente percebidos por seus familiares e pessoas do convívio: desenvolvimento da coordenação motora; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; ganho de força muscular e a promoção da integração social.

Texto e foto: Carol Evangelista (Da Assessoria do Vereador)