Lisieux diz que oposição é importante para pontuar falhas que precisam ser corrigidas

por fernanda — publicado 14/04/2020 11h11, última modificação 14/04/2020 11h11
 Lisieux diz que oposição é importante para pontuar falhas que precisam ser corrigidas

Vereador Lisieux diz que oposição é importante para pontuar falhas que precisam ser corrigidas

Em discurso na tribuna do plenário, o vereador Lisieux José Borges (PT), disse que a oposição não está na Câmara Municipal apenas para fazer críticas ao Executivo, mas para pontuar, mostrar falhas que precisam ser corrigidas. Segundo ele, muitos discursos e assuntos levados pela oposição para os debates do plenário são distorcidos pelos vereadores que fazem parte da base de sustentação do prefeito.

“Se dizemos que está faltando um remédio ou médicos nos postos de saúde, não é para criticar. É para mostrar um problema que precisa ser corrigido. Não é uma mentira. Mas as vezes o prefeito faz tudo direito, as secretarias planejam seu funcionamento, mas, em algum momento acontece uma falha que precisa ser corrigida”, detalhou o parlamentar acrescentando que o mesmo acontece com a merenda escolar, com a falta de roçagem e de asfalto em determinadas regiões.

“O prefeito não quer que falte medicamento. Não quer que falte o médico. Ele quer a cidade limpa e organizada. Então podemos dar esse suporte de informações, não como críticas, mas para ajudar. A oposição é importante para pontuar falhas que precisam ser avaliadas”, reforçou.

Lisieux José Borges falou sobre alguns projetos importantes que foram apresentados na Casa, mas receberam vetos do Executivo ou foram reprovados nas comissões permanentes da Câmara.

“Cito aqui o meu, sobre a possibilidade do paciente que tem plano de saúde, em caso de necessidade de atendimento pelo Samu, escolher qual unidade ser levado. Isso já acontece em outras cidades. Não seria a invenção da roda, não geraria custos ao Executivo, e mesmo assim não foi aprovado”, disse.

O vereador do PT também falou sobre o projeto de Alfredo Landim (PT) que trata sobre a obrigatoriedade de manter o cartão de vacinação dos alunos atualizados. “O Landim foi criticado pela proposta e pela sua defesa da matéria. Não é que as mães são relapsas, mas as vezes, tem mães de 13 ou 14 anos que não tem essa informação, que deixa passar batido. Seria uma maneira das escolas orientarem as famílias e garantir que doenças já erradicadas, como o sarampo, por exemplo, não voltem para o meio de nossas crianças”, comentou.

O vereador disse que algumas propostas dos colegas que fazem parte da base do prefeito, são aprovadas, mesmo com vício de origem. “O Castramóvel, eu conversei com a colega Thaís, gera custos, exige compra de equipamentos e contratação de profissionais. Mas é importante para cidade, foi aprovado pela Câmara e colocado em prática pelo Executivo. E isso é ótimo”, detalhou o parlamentar que falou ainda sobre a importância de estabelecer leis para que atitudes importantes sejam seguidas pela população.

“O cinto de segurança sempre esteve presente nos carros. Mas só passou a ser utilizado pelos condutores como regra, depois que virou lei. Hoje é difícil ver algum motorista sem o equipamento”, concluiu.