Lisieux diz que Anápolis tem dispositivos de adequação a Política Nacional de Resíduos Sólidos

por fernanda — publicado 19/03/2019 11h37, última modificação 19/03/2019 11h37

O vereador Lisieux José Borges (PT), discursou na tribuna do plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira (19.mar), para falar sobre o trabalho que o município realiza com objetivo de adequar a cidade no que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

"Todos sabem que ao longo do meu mandato trago assuntos referentes a essa questão porque realmente é uma área que me interessa bastante e tenho acompanhado com afinco o que é desenvolvido na cidade para essa adequação", pontuou o vereador.

Lisieux focou principalmente no que foi feito em relação ao descarte de lixo em Anápolis. Ele destacou que a cidade tem um aterro sanitário que serve de modelo de projeto para municípios de vários estados brasileiros.

"Com frequência a cidade recebe visitantes que querem conhecer como é o funcionamento do nosso aterro. Estudantes de Brasília, por exemplo, estiveram no local para entender como é a dinâmica de recolhimento de lixo no espaço", contou.

O vereador citou que para aumentar a vida útil do aterro foi determinado critérios de cobrança para os despejos de construção civil que inclui a cobrança de uma taxa as prestadoras de serviço que recolhem esse material na cidade.

"Antes as caçambas despejavam o lixo no aterro e não tinham comprometimento com o espaço. Empresa que tem lucro com esse serviço e que nada devolviam ao município", comentou.

O vereador do PT disse ainda que é preciso aumentar a cobrança das empresas que vendem produtos com material de difícil degradação.
"Fazer cumprir a lei. Aumentar os pontos de recolhimento de pilhas, baterias, filtros de óleo, por exemplo, para evitar o descarte irregular desses produtos no aterro sanitário".

Para o vereador, o momento de aumentar essas discussões é agora com a previsão de atualização do Código Ambiental do município. "Vamos acompanhar os debates e dar a nossa colaboração nesse sentido", concluiu.