Lisieux Borges mostra detalhes das contas de água e energia paga por contribuintes

por fernanda — publicado 13/03/2019 15h56, última modificação 13/03/2019 15h56
Lisieux Borges mostra detalhes das contas de água e energia paga por contribuintes

Lisieux Borges mostra detalhes das contas de água e energia paga por contribuintes

As empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica, água tratada e esgoto (Enel e Saneago), são frequentemente alvos de críticas na Câmara Municipal pela má qualidade dos serviços prestados em Goiás e, principalmente em Anápolis.

Em discurso no grande expediente, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13.mar), o vereador Lisieux José Borges (PT), falou sobre as empresas, mas fazendo uma análise diferente dos pronunciamentos dos outros parlamentares.

O petista detalhou a quantidade de encargos que são embutidos no valor total cobrado nas contas de água e energia.

“Na conta de luz, por exemplo, pagamos apenas 25% de energia elétrica. A empresa cobra 23% para distribuição, 4.2% para transmissão, 29.74% de encargos como PIS e ICMS, 7.8% vai para iluminação pública. Tem ainda a cobrança da bandeira vermelha quando aumenta o consumo e ainda a questão das perdas do sistema”, detalhou o vereador.

Lisieux também falou sobre a tarifa mínima de consumo que é cobrada na conta de água com valor de 12.71%. “Venho levantando esse assunto há um tempo. Já fui na Agência Goiana de Regulação, a AGR falar sobre isso, mas parece que existe um conchavo entre a Saneago e o órgão no sentido de defenderem essa cobrança que, na minha concepção é ilegal”, explicou.

O vereador mostrou que em média a Saneago arrecada R$ 12 milhões mensais em Anápolis. Desse total, pelo menos 10% é proveniente da cobrança de mínima de consumo.

“Eu até concordo em cobrar essa taxa dos imóveis fechados. Foi instalado o hidrômetro, é feita a medicação do consumo, a água está disponível, mas, dos locais que usam o benefício diariamente, casas habitadas e comércio, não faz sentido algum”, reafirmou.

Por fim, Lisieux José Borges comemorou a inauguração da nova unidade de Saúde no Bairro São José. “Amanhã cedo as portas da unidade estarão abertas. Será um salto de qualidade de vida para os moradores da região que há tanto tempo aguardavam o benefício”.