Lisieux Borges cria Dia Municipal do Jovem e fomenta debate sobre políticas públicas para a juventude

por orisvaldo — publicado 15/02/2019 09h22, última modificação 15/02/2019 09h22
Lisieux Borges cria Dia Municipal do Jovem e fomenta debate sobre políticas públicas para a juventude

Lisieux Borges cria Dia Municipal do Jovem e fomenta debate sobre políticas públicas para a juventude

“Em se tratando da juventude, é nesta que a sociedade brasileira tem que depositar as maiores esperanças de vivermos um mundo melhor no futuro”. Assim o vereador Lisieux José Borges (PT) inicia sua justificativa à apresentação do projeto de lei, aprovado em plenário por unanimidade, que institui o Dia Municipal do Jovem, a ser comemorado todos os anos no dia 13 de abril e incorporado ao calendário oficial do município. 

Neste segmento, compreendido entre 16 e 29 anos, analisa Lisieux, é verificado o maior índice de ocorrências relacionadas aos principais problemas sociais da atualidade. “Entre os jovens estão os maiores índices de usuários de álcool, cigarros e drogas, causando e sendo vítimas dos mais variados crimes, bem como são os que mais sofrem com o desemprego no país, devido a ausência de políticas públicas voltadas à este segmento”, ressalta o vereador. 

Lisieux José Borges lembra que a contradição entre a esperança das novas gerações e a “triste realidade urbana encontrada nas estatísticas”, gera a necessidade de que o poder público e a sociedade civil definam planos e ações direcionadas a proteger e capacitar os jovens para que mudem esta realidade. Assim, segundo ele, o Dia Municipal do Jovem objetiva homenagear por ano até vinte jovens cidadãos que se destacam na sociedade, nos mais diversos setores de atividades em que atuem. 

Os jovens serão condecorados pela Câmara Municipal de Anápolis em sessão solene, após apreciação dos nomes indicados por diversos segmentos da sociedade, entre eles: Acia, CDL, Rotary’s, Senai, Prefeitura, secretarias, Diocese e conselho de pastores. Lisieux José Borges destaca a importância de comemorar o Dia Municipal do Jovem, como forma de criar um espaço para a discussão der políticas públicas que concorram para melhorar as condições de vida dos jovens. “Isso proporciona inclusão social, melhora a vida da família e a qualidade de vida nas cidades”, explicou.