Lisieux Borges cobra informações sobre colégios estaduais

por assessoria — publicado 01/09/2017 09h31, última modificação 01/09/2017 09h31

 

Texto e foto: Luiz Eduardo Rosa (da assessoria de imprensa do vereador)

A situação de dois colégios da rede estadual de Educação foi o motivo da visita do vereador Lisieux José Borges (PT) à Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte de Anápolis, na última segunda-feira (28). O parlamentar conversou com a coordenadora regional, Sonja Maria Lacerda, que apontou as melhorias nas estruturas das unidades da rede. Além de abordar a situação dos dois Colégios, foi destacada a questão da implantação das Organizações Sociais (OSs) em 23 unidades no município.

A partir dos questionamentos realizados em tribuna na sessão ordinária no último dia 22, foi levantada a situação dos colégios estaduais General Curado, no Setor Industrial Munir Calixto, e a unidade Salvador Santos, no Setor Calixtolândia. O Colégio General Curado funciona provisoriamente em salas modulares, que são elaboradas a partir de materiais como containers, porém com os elementos e dimensões de uma sala comum.

“As salas modulares tem uma estrutura confortável que tem suprido, em municípios goianos, a falta de uma unidade. Ao haver qualquer problema com o ar condicionado, imediatamente é solicitada a manutenção”, garante Sonja.

Foi doado um terreno pela Prefeitura de Anápolis, quando Lisieux Borges exerceu o mandato de prefeito interino, durante dois meses de 2015. “É preciso ficar atento para que se instale a unidade atendendo ao tempo estimado para o cumprimento da contrapartida da doação ou então que prorrogue o prazo”, atentou o vereador Lisieux.

Segundo Sonja, o processo de implantação está devidamente em curso e aguardando para que dentro dos próximos dias seja dada a ordem de serviço. Quanto ao prazo da doação do terreno pelo Município, a coordenadora pontuou que está ciente.

Já o Colégio Salvador Santos, no Setor Calixtolândia, está funcionando atualmente em um imóvel alugado de uma comunidade religiosa. A coordenadora Sonja aponta que regressar ao terreno anterior é inviável. Neste sentido, ela está negociando com a administração municipal uma área, no mesmo, setor que contemple as dimensões necessárias e seguras para a construção da unidade. “Estes dois colégios estão em nossa prioridade e preocupação constante”, aponta Sonja.

OSs
Desde o ano passado, houve o processo de implantação das OSs nas unidades estaduais de educação no município. Uma ordem judicial suspendeu a implantação das organizações e uma liminar, em janeiro deste ano, manteve a suspensão. Segundo Sonja, este processo se mantém suspenso, nas mãos do Judiciário.