Lisieux Borges alerta para violência contra o idoso: “crime horrível, cruel e covarde”

por Marcos Vieira publicado 12/06/2024 14h52, última modificação 12/06/2024 14h52
Lisieux Borges alerta para violência contra o idoso: “crime horrível, cruel e covarde”

Vereador Lisieux José Borges, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Lisieux José Borges (PSB) chamou a atenção na tribuna, na sessão desta quarta-feira (12.jun), para casos de violência contra idosos, cada vez mais frequentes em Anápolis. “Alerto a população para um crime que ocorre silenciosamente. Um crime horrível, cruel e covarde”, frisou.

Lisieux é autor da lei nº 4.159, de 2021, que institui a Semana Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Segundo ele, a informação é que a Delegacia do Idoso em Anápolis recebe dezenas de denúncias a cada dia. “Essa semana, por coincidência, tivemos dois crimes divulgados pela imprensa. Um homem de 52 anos foi preso por maus-tratos, violência física e psicológica e furto praticado contra os pais, um casal de idosos de 78 anos”, repercutiu Lisieux.

“No outro caso, um idoso de 70 anos foi resgatado em uma casa totalmente insalubre. Não tinha nem teto na casa. A irmã e a sobrinha são suspeitas e foram denunciadas. Elas tomaram posse da aposentadoria dessa pessoa idosa”, completou o vereador.

Lisieux também trouxe números da violência contra o idoso no país: entre janeiro e junho, 74.620 denúncias e 430 mil violações. “Em 2023 foram 65 mil denúncias, o que mostra um aumento significativo desse crime”.

“Isso é uma realidade e o pior de tudo: mais de 80% das ocorrências acontecem no ambiente doméstico, por pessoas que deveriam dar o amparo na reta final da existência dessas pessoas”, disse o vereador.