Lisieux Borges alerta para erosão que compromete represa de abastecimento do Daia

por Marcos Vieira publicado 11/06/2024 11h29, última modificação 11/06/2024 11h29
Lisieux Borges alerta para erosão que compromete represa de abastecimento do Daia

Vereador Lisieux José Borges, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (11.jun), o vereador Lisieux José Borges (PSB) alertou para uma erosão que ameaça represa no Daia, responsável pelo abastecimento do distrito e também por diversos bairros de Anápolis.

Lisieux apresentou um vídeo durante seu discurso, que mostra visita feita por ele ao local, evidenciando que o assoreamento tem carreado terra e outros detritos para a represa, o que reduz o volume de água.

“A represa é enorme, mas está assoreada. Atualmente a parte mais profunda não passa de um metro. O carreamento de detritos inviabiliza a lagoa e causa mais custos no tratamento da água”, explicou.

Lisieux ressaltou que o processo erosivo já fez com que a via que passa às margens da represa fosse interditada, prejudicando o trânsito de proprietários de chácaras da região. O buraco agora está a 4 metros de uma linha férrea. “Ou seja, há um risco enorme de ter desabastecimento de água – por conta da represa prejudicada – e também da chegada de mercadorias para o distrito, por conta da via férrea”, disse.

Após discursos de outros vereadores, Lisieux frisou que todos se mostraram imbuídos de resolver o problema, que será oneroso. “Posso dizer que é um problema de Estado, embora o Município pode ajudar, pois a rede pluvial é responsabilidade dele. Mas é algo que afeta vários entes e tem que ser resolvido nesse período, pois pode faltar água para regiões da cidade com o agravamento da erosão”, afirmou o vereador.