Lélio propõe união de esforços para que Ambulatório Mauá Cavalcanti seja credenciado como Unacon

por marcos — publicado 13/11/2018 13h15, última modificação 13/11/2018 13h15
Lélio propõe união de esforços para que Ambulatório Mauá Cavalcanti seja credenciado como Unacon

Lélio informa situação de unidade oncológica da ACCG (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Lélio Alvarenga (PSC) subiu à tribuna, nesta terça-feira (13.nov), para conclamar a Câmara Municipal a ajudar o Ambulatório Mauá Cavalcanti Sávio a se adequar estruturalmente ao que determina portaria do Ministério da Saúde, de 2014, relativa a habilitação de uma Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).

O governo federal tem cobrado que unidades que oferecem quimioterapia precisam ter UTI, centro cirúrgico e centro de internação. Somente com essa estrutura é possível ser credenciada como Unacon. O Ambulatório Mauá Cavalcanti não conseguiu se adequar, portanto foi descredenciado em Anápolis.

A perda desse atendimento pode implicar no fechamento do ambulatório, que é uma unidade da Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG). Lélio disse que uma reunião na semana passada, na Secretaria Municipal de Saúde, envolveu diferentes autoridades da cidade em torno de problema, propondo soluções.

“O presidente da Acia [Associação Comercial e Industrial de Anápolis], Anastacios Apostolos Dagios, homem sensível às causas sociais, colocou a entidade à disposição para angariar esforços na sociedade civil organizada para construir a estrutura necessária no Ambulatório Mauá Cavalcanti”, revelou Lélio.

O vereador do PSC frisou que ao contrário do que foi dito, a Prefeitura de Anápolis não está fechando a unidade oncológica. “Infelizmente são consequências da portaria do Ministério da Saúde, que neste ano enviou equipe para vistoriar a situação aqui em Anápolis”.

Lélio contou que já conversou com o senador eleito Vanderlan Cardoso (PP) e terá uma audiência na próxima semana com o deputado federal Delegado Waldir, somando esforços para a causa de Anápolis. Segundo ele, a obra é um passo decisivo, mas não implica que o ambulatório será credenciado. “Por isso a necessidade de união de esforços”, completou.

Atualmente Anápolis tem dois hospitais credenciados como Unacon: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Evangélico Goiano.

registrado em: ,