Lélio frisa imprecisão de testes rápidos de farmácia para Covid-19 e orienta ida a laboratórios

por marcos — publicado 11/05/2020 10h27, última modificação 11/05/2020 10h27
Lélio frisa imprecisão de testes rápidos de farmácia para Covid-19 e orienta ida a laboratórios

Vereador Lélio Alvarenga, do PSC (Foto: Geraldo Fleury)

O vereador Lélio Alvarenga (PSC) pediu à população, em discurso na tribuna na sessão desta segunda-feira (11.mai), que não utilize testes rápidos para coronavírus disponíveis em farmácias, devido à imprecisão dos resultados, que podem gerar mais dúvidas e criar cenários que favoreçam ainda mais a proliferação da Covid-19.

Biomédico, o vereador orientou que a população procure os laboratórios, que possuem tecnologia e profissionais especializados para dar um resultado correto ao paciente, com laudo assinado. “Temos 30 laboratórios na cidade que podem executar um trabalho com segurança, eficiência e qualidade”, frisou.

Lélio disse que os testes rápidos de farmácia apresentam precisão de 30% a 40%. Portanto, se der negativo para infecção de coronavírus, fica a dúvida se não é positivo. “Há ainda o risco de um falso positivo”, completou.

Fraudes
Lélio Alvarenga também lamentou que existem administradores públicos que estão usando a dispensa de licitação, estabelecida por decretos de calamidade pública, para cometer crimes. Ele citou um caso de Santa Catarina, em que 200 respiradores foram comprados por R$ 33 milhões – o caso já foi alvo de operação da Polícia Civil local.

“As pessoas não tem coração. Isso é crime. Aproveitam a oportunidade de não ter licitação e metem a mão. Que possam mandar para cadeia esses bandidos. É um absurdo o que está acontecendo, são 11 estados em investigação atualmente”, ressaltou Lélio.

registrado em: ,