Legislativo acompanha início das obras de conclusão do Anel Viário do Daia; prazo de entrega é de até dez meses
Legislativo acompanha início das obras de conclusão do Anel Viário do Daia; prazo de entrega é de até dez meses
A conclusão do anel viário que liga a GO-330 (no Daia) à BR 060-153 (viaduto de saída para Brasília) está entre as principais solicitações da Câmara Municipal de Anápolis nos últimos anos. O legislativo anapolino se envolveu em todas as discussões relacionadas a este projeto, junto com representantes do Governo do Estado, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e Prefeitura de Anápolis.
No dia 2 de setembro de 2022 a Goinfra publicou no Diário Oficial do Estado a homologação da concorrência pública que resultou na contratação da empresa CNB Construtora, responsável pela conclusão das obras do anel viário. Na manhã desta quarta-feira (14.set) foi realizado o lançamento das obras, com as máquinas e operários já em ação. A obra, no trecho de 7,98 km, tem custo de mais de R$ 31,5 milhões aos cofres públicos. A empresa tem dez meses para entregar a obra concluída.
No ato de lançamento das obras a Câmara de Anápolis foi representada pelo vereador Reamilton Espíndola (Republicanos). Teve as presenças do prefeito Roberto Naves (PP); o presidente da Goinfra, Pedro Sales; o gestor do Daia, Marlon Caiado; representantes da empresa responsável pelo projeto, entre outras autoridades. A obra cria uma alternativa de ligação do Daia ao viaduto Miguel Moreira Braga na BR 060-153.
Reamilton Espíndola destaca a relevância da obra para a região, “pois vai desafogar o fluxo de veículos na entrada principal do Daia”. Segundo ele esta obra é aguardada pelos anapolinos desde 2016, “e graças ao esforço conjunto do Estado e da Prefeitura de Anápolis, podemos contemplar o início das obras”.
O projeto contratado contempla a conclusão da duplicação da posta, reabilitação e adequação, e construção de galerias de águas pluviais. O anel viário passa pelos bairros Residencial Boa Esperança, Setor Industrial Munir Calixto, Residencial Cidade Industrial, Residencial Roses Garden, Residencial Idelfonso Limírio, Jardim Vera Cruz, Setor Industrial Aeroporto e Parque São Conrado.
A Associação dos Empresários do Daia (Assedaia) doou o projeto da obra. Em seguida a Goinfra contratou, via licitação, empresa de engenharia para confeccionar o projeto executivo de engenharia (Construtora Triangular, ao custo de R$ 200 mil). O Ministério Público sugeriu a adoção de medidas de contensão do solo e eliminação de processos erosivos. Além da instalação de dispositivos de retenção de sólidos e resíduos em geral, principalmente visando atenuar o acúmulo de sedimentos e de lixo para o Ribeirão Extrema.
(Foto: DMAnápolis)