Leandro Ribeiro recebe cooperativa de agricultores familiares e encaminha apoio para acesso a emenda parlamentar

por Orisvaldo Pires publicado 02/06/2021 11h05, última modificação 02/06/2021 11h01
A Câmara de Anápolis, numa iniciativa do presidente, vereador Leandro Ribeiro (PP), intermediou as tratativas que culminaram com o compromisso de destinação de emenda federal para a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Anápolis (Cooperanapolis). Na manhã desta quarta-feira (2.jun) Leandro Ribeiro recebeu em seu gabinete o diretor presidente da organização, Cleiton Pereira Alves, e o membro Rodrigo Marcondes. O vereador Jakson Charles (PSB) acompanhou a reunião.
Leandro Ribeiro recebe cooperativa de agricultores familiares e encaminha apoio para acesso a emenda parlamentar

Leandro Ribeiro recebe cooperativa de agricultores familiares e encaminha apoio para acesso a emenda parlamentar

Os cooperados solicitaram apoio do Poder Legislativo para buscar a emenda junto ao deputado federal, Adriano do Baldy (PP), que já havia contemplado uma organização similar sediada em outro município goiano. O parlamentar, ao receber a solicitação por parte do presidente da Câmara de Anápolis, se comprometeu a encaminhar emenda no valor de R$ 175 mil ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para beneficiar a Cooperanapolis.

Segundo os dirigentes, a Cooperanapolis foi registrada em 2016 e, atualmente, representa 228 famílias de agricultores familiares. Cleiton Alves informou que o PAA é operado com recursos repassados pelo Ministério da Cidadania e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do desenvolvimento Agrário (SEAD). “Entre seus objetivos básicos consta a formação de estoques públicos de alimentos e geração de renda para os agricultores familiares”, disse o diretor da cooperativa.

Além de incentivar a organização dos agricultores em Cooperativas e Associações, informam os representantes da Cooperanapolis, o PAA permite a gradual inserção desse segmento produtivo no mercado, com prioridade às transações comerciais no âmbito local e regional. Outro aspecto importante é seu componente social, ao fornecer alimentos produzidos pelos agricultores familiares a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Assim fecha um círculo virtuoso em que o pequeno agricultor, antes sem assistência oficial dos instrumentos governamentais de comercialização, produz e fornece os alimentos às pessoas carentes ao amparo dos instrumentos do PAA. Cleiton Alves informou que a cooperativa já atende o município, por meio do programa da Conab, com destinação de produtos a entidades públicas, por meio do Banco de Alimentos de Anápolis.

Desenvolvimento Social – Leandro Ribeiro ressaltou aos representantes dos agricultores sobre a relevância do trabalho em cooperativa. “Especialmente quando vemos que a organização agrega famílias de agricultores que necessitam desse meio para sua sobrevivência e, paralelamente, colabora com o abastecimento de entidades públicas essenciais para o desenvolvimento social”, comentou. Jakson Charles evidenciou a relevância da parceria institucional entre Legislativo e Executivo, “que culmina em ações como essa aqui encaminhada, de apoio às famílias cooperadas”.