Leandro Ribeiro cobra definição sobre viaduto do Recanto do Sol e repudia reajuste do pedágio na BR 153/060

por Orisvaldo Pires publicado 06/04/2022 16h43, última modificação 06/04/2022 16h43
O presidente da Câmara Municipal de Anápolis Leandro Ribeiro (PP) encaminhou, por meio de um interlocutor junto ao Ministério da Infraestrutura, pedido de autorização para que, na hipótese do governo federal retroceder no compromisso de construir um viaduto na região do bairro Recanto do Sol, a Prefeitura de Anápolis faça a pavimentação da via dupla construída para criar nova opção de acesso àquele setor.
Leandro Ribeiro cobra definição sobre viaduto do Recanto do Sol e repudia reajuste do pedágio na BR 153/060

Leandro Ribeiro cobra definição sobre viaduto do Recanto do Sol e repudia reajuste do pedágio na BR 153/060

Leandro Ribeiro informou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (6.abr) que a via dupla foi aberta pelos empreendedores da área, como forma de colaborar com a gestão pública no esforço de minimizar os problemas de trafegabilidade no local.

O vereador lembrou que, nesta manhã, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve em Anápolis para lançar a primeira base de serviços operacionais da Ecovias do Araguaia, concessionária das BRs 153, 414 e 080, trecho de 851 quilômetros que vai de Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins (TO).

A construção do viaduto na BR 153, entrada do bairro Recanto do Sol, é um compromisso firmado pelo Governo Federal com o município. Leandro Ribeiro revelou que, nos últimos anos, participou de várias visitas ao local, em companhia de representantes do Governo Federal.

O vereador explicou ainda que a situação caótica do tráfego de veículos no local provoca prejuízos a dezenas de bairros na região, além de afetar a vida de mais de 80 mil pessoas. “O município de Anápolis fica impedido de realizar a pavimentação da via dupla construída naquele trecho, sem a autorização do Governo Federal por meio do Ministério da Infraestrutura”, alertou.

Bases de Serviços Operacionais (BSOs) são estruturas de apoio para motoristas e passageiros. Até agora ao longo do trecho foram instaladas 19 unidades. Nove desses espaços oferecerão atendimento exclusivo 24 horas por dia, com sanitários (adequados para pessoas com deficiência), fraldários, sala de descanso, bebedouro, estacionamento e serviço de autoatendimento.

A concessionária iniciará os serviços de socorro médico e mecânico, bem como de inspeção de tráfego contando com 20 ambulâncias, 16 guinchos, entre leves e pesados, 4 caminhões de combate a incêndio, 4 caminhões de captura de animais e 3 viaturas de inspeção de tráfego que, diariamente, realizarão o monitoramento terrestre de todo o trecho concedido, que vai de Anápolis (GO) até Aliança do Tocantins (TO).

REPÚDIO
Leandro Ribeiro mais uma vez manifestou repúdio aos índices de reajuste no valor da tarifa do pedágio na BR 153/060 que subiu de R$ 2,20 para R$ 5,10, cujas praças são de responsabilidade da empresa Triunfo-Concebra. Disse que o Procon de Goiás já judicializou a questão, “e esperamos que a justiça determine que recuem do valor”.

O presidente da Câmara de Anápolis lembrou que a partir de representação do deputado federal Elias Vaz (PSB), foi instaurado processo pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para fiscalizar o aditivo contratual que autorizou o aumento considerado “abusivo” do pedágio em rodovias goianas. O maior índice de aumento foi verificado na praça de pedágio entre Anápolis e Goiânia: 168%.

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