Lacerda expõe demandas na Saúde: exames para transplantados renais e mais equipes de PSF

por marcos — publicado 22/08/2018 15h55, última modificação 23/08/2018 09h02
Lacerda expõe demandas na Saúde: exames para transplantados renais e mais equipes de PSF

Luiz Lacerda discursou ainda sobre a necessidade de regulamentação do Uber (Crédito foto: Ismael Vieira)

O vereador Luiz Lacerda (PT) subiu à tribuna nesta quarta-feira (22.ago), para apresentar demandas na área da saúde que chegaram ao seu gabinete através de reclamações de moradores.

Ele pediu atenção da Secretaria Municipal de Saúde na marcação de exames para transplantados renais, pois desde que houve mudanças no sistema de Regulação, esses pacientes estão sem previsão de atendimento.

“Essas pessoas precisam de atenção especial, de realizar exames de três em três meses, trata-se de uma questão de sobrevivência”, explicou Lacerda. E completou: “fica o apelo ao secretário municipal de Saúde, que resolva esse entrave, que ele inclusive já tem ciência”.

Lacerda também falou de situação na unidade de saúde do São Lourenço, que tem enviado pacientes da região para consultas em outros bairros, como Jardim Petrópolis e Maracanã.

Segundo o vereador, isso tem acontecido porque o número de equipes do Programa Saúde da Família no São Lourenço não é suficiente para atender a população local. Como a legislação preconiza uma quantidade exata de pacientes para cada equipe, quando se ultrapassa o limite é preciso fazer o remanejamento.

“Com isso, temos pessoas que moram praticamente do lado da unidade de saúde do São Lourenço, mas que não estão podendo se consultar lá”, alertou Luiz Lacerda, que também pediu atenção especial para resolução dessa demanda.

O vereador também apresentou reclamações quanto à demora nos laudos dos exames de ressonância “Temos pessoas esperando há dois meses pelo laudo, principalmente dos exames feitos na Santa Casa. O que foi dito é que não tem profissional para esse trabalho, enfim, o fato é que está demorando muito”.

Uber
O vereador Luiz Lacerda também cobrou uma regulamentação do Uber em Anápolis. Ele lembrou que o ex-diretor da CMTT, Carlos César Toledo, havia prometido elaborar um projeto de lei que definiria regras para o aplicativo na cidade, mas nada foi feito. “Peço agora ao novo diretor, Fernando Cunha, que olhe essa situação”.

Lacerda disse que uma providência precisa ser tomada, sob pena de acontecer uma tragédia. “Está tendo conflito entre os motoristas de Uber e os taxistas e isso por falta de regulamentação; tivemos um caso na rodoviária”. Para o vereador, o Uber explora os funcionários, que acabam virando escravos da empresa e não tem direitos sociais.

registrado em: ,