José Fernandes repercute possível transferência de curso de medicina para Anápolis

por Marcos Vieira publicado 16/06/2021 11h09, última modificação 16/06/2021 11h09
O vereador José Fernandes (PSB) repercutiu na tribuna, na sessão desta quarta-feira (16.jun), a possibilidade de transferência do curso de medicina da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Itumbiara para Anápolis.
José Fernandes repercute possível transferência de curso de medicina para Anápolis

Vereador José Fernandes, do PSB (Foto: Ismael Vieira)

Segundo ele, a Associação Médica de Anápolis lhe informou que se há essa possibilidade, a entidade manifesta seu apoio.

O vereador fez um histórico do curso de medicina, aberto em Itumbiara em 2018, pelo então governador José Eliton. “Algo excelente, mas com condições horríveis. Não falo em nenhum momento da cidade, mas da falta de estrutura e de recursos humanos. Sou contra a abertura de escolas de medicina de maneira indiscriminada”.

José Fernandes disse que na sua época de estudante, 110 médicos eram formados em Goiás e Brasília anualmente. “Agora são 3 mil por ano. Essa abertura não trouxe disponibilidade de médicos lá na ponta e a qualidade caiu muito”.

Nesse sentido, comentou o vereador, o Cremego sugeriu que se suspendesse o vestibular até que melhore o curso em Itumbiara. Alguns fatos apontados pelo relatório: estrutura física depreciada, grade acadêmica teórica e prática incompleta, portanto não está apta para formação de um profissional com qualidade. “Só 30% do conteúdo foi ministrado para formação desses médicos”.

Mais recentemente, concurso para contratação de professores para o curso de Itumbiara não alcançou o objetivo. De 37 especialidades só 16 tiveram procura para docentes. Só cinco tiveram mais de um concorrente”, comentou José Fernandes.

Diante de todos os fatos, o vereador concluiu que se não há condições em Itumbiara, porque não trazer para Anápolis, cidade que também exigirá adequações na estrutura, mas que conta com diversos especialistas para trabalharem no curso.

registrado em: ,