José Fernandes presta informações de audiência pública sobre demandas da saúde
Segundo ele, 60 pessoas estiveram no evento e 18 delas se pronunciaram sobre diferentes temas ligados à área, pontuando dez temas diferentes. “E essa audiência vai gerar fruto, que é uma ata, que pode servir para formatação de politicas públicas”, explicou.
José Fernandes relacionou temas tratados: assistência à oncologia pediátrica, que encontra dificuldades no atendimento em Goiânia; importância da fiscalização das duas Unacons (unidades de assistência de alta complexidade em oncologia); e defesa do SUS diante do processo de implantação de serviços públicos com gestão de OS (Organização Social).
O vereador também falou que foi levantado o problema de cirurgias eletivas, o médico Walter Vosgrau falou que há cinco meses não se realiza cirurgias cardíacas na cidade. “São 70 pacientes e já saímos do evento com a informação que a intenção é resolver essa questão”.
José Fernandes citou também demandas levantadas no programa DST/Aids e falou ainda na precarização dos vínculos de contrato na atenção básica. Ele citou o caso de um médico, com Covid-19, que recebe por contrato, portanto recebe por dia trabalhado. Precisando do dinheiro e sabendo que mesmo com atestado ele não terá a falta abonada, acabou indo trabalhar.