José Fernandes faz histórico de sua atuação no mandato e afirma que “só o conhecimento liberta o homem”
José Fernandes faz histórico de sua atuação no mandato e afirma que “só o conhecimento liberta o homem”
O vereador José Fernandes (MDB), ao fazer um balanço de suas ações durante o mandato, disse que suas atividades foram realizadas com foco em servir à sociedade. Segundo ele, a base de seu trabalho é o conhecimento que, disse, é o único caminho para libertar o homem, e que a sociedade foi o foco de suas atividades. E parafraseou o ex-presidente dos EUA, Ronald Reagan: “ Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema”.
José Fernandes disse entender que a dicotomia entre a elite que controla o conhecimento e a complexidade da sociedade com suas várias demandas, está comprovado, “é insuficiente”. E criou um paralelo de sua relação com o prefeito Roberto Naves (Republicanos) para analisar seu comportamento político no exercício do mandato de vereador nos últimos quatro anos.
Historiou que conhece Naves deste 2000, quando trabalharam juntos na mesma escola. Que deu sequência à sua carreira na medicina e Roberto na área do empreendedorismo. Disse que em 2017, quando Naves assumiu a prefeitura, o teria convidado para uma diretoria, a qual ocupou por alguns meses. Depois foi auxiliar na realização de cirurgias eletivas.
Após as eleições de 2020, ao ampliar seu conhecimento sobre o andamento da administração, e que isso lhe mostrou “peculiaridades que incomodaram”. E que, embora tenha pontuado essas situações com o prefeito, “já havia uma elite para pensar Anápolis mas, talvez não quem comunicasse à sociedade algumas verdades, e foi [neste espaço] que entrei”.
Disse que, no pós-pandemia, entendeu que não era interessante aumentar impostos, “mas vem a elite governamental e entende pelo aumento do IPTU”. Criticou ainda a contratação de 500 cargos. E que, ao receber 4.222 votos, significa que a população entendeu que ele deveria continuar com seu projeto.
Para além das responsabilidades do mandato, José Fernandes disse que o principal desafio que enfrentou foi de ordem pessoal, ao se referir à cirurgia cardíaca de alta complexidade à qual foi submetido. “Mas isto não nos abate, e, sim, provoca um sentimento de trabalhar mais e aumentar a produtividade”, ressaltou.
Por fim, José Fernandes avalia que o mandato foi desafiador. “Peço a Deus para dar sabedoria, para saber as palavras que falo e para servir a cidade, com toda a minha energia, com vontade, respeitando os Limites e buscando sempre o conhecimento. É de meu interesse ficar livre de quaisquer interesses. Peço saúde para continuar aqui, honrando a família, os anapolinos e a Deus”, concluiu.
(Foto – Ismael Vieira)