José Fernandes diz que Anápolis vive dia histórico com retomada de cirurgias de pé torto congênito
O vereador José Fernandes (MDB) disse na tribuna que Anápolis estava vivendo um dia histórico nesta segunda-feira (21.out), com a retomada do ambulatório de tratamento de pé torto congênito na Santa Casa de Misericórdia.
O vereador relatou a história de uma família com 15 crianças em uma única casa, onde duas nasceram com o problema de pé torto, uma de oito anos e outra de sete meses de idade. Essa segunda que foi operada na manhã desta segunda-feira.
“A cidade tem profissionais habilitados e um ambulatório há mais de dez anos que cuidava dessas crianças, mas há dois anos o serviço não estava funcionando. Os profissionais queriam continuar trabalhando aqui, mas isso não era viabilizado. O que acontecia era a família cair nessa verdadeira saga da Regulação, com idas e vindas para outras cidades”, discursou José Fernandes.
“Hoje, com uma construção nossa, depois de dois anos, esse procedimento retomou e foi feita a cirurgia da criança de sete meses na Santa Casa. Isso me deixou satisfeito, porque no ambulatório são 30 crianças em tratamento. E conseguimos isso através de diálogo. Levamos o problema para a Santa Casa, e numa construção de várias mãos, retomamos esse ambulatório”, completou o emedebista.
José Fernandes explicou que o procedimento cirúrgico demora 10 minutos. Segundo ele, em uma hora e 15 minutos o médico consegue cuidar do paciente, fazer o procedimento, orientar os familiares e colocar gesso. O vereador citou os profissionais que fizeram o procedimento na criança de sete meses: doutor Eduardo e o enfermeiro Vitor.
“Estamos conectado com a saúde, não é só apontar o problema, mas que existe boa vontade para que ele seja resolvido”, finalizou o vereador.