José Fernandes defende adesão de Anápolis ao programa federal Cuida Mais Brasil
Segundo o vereador, o prazo para adesão ao programa do Ministério da Saúde termina nesta terça-feira. Por isso a importância de Anápolis fazer parte, pois representa a vinda de verba para contratação de pediatras para as unidades básicas.
Fernandes disse que a atenção primária voltada para o público infantil deve ser o filtro que organiza o fluxo de atendimento, da mais simples a mais complexa. “A ideia é que seja descentralizada e capilarizada, chegando ao ambiente onde o paciente está, facilitando o acesso”, reforçou.
O vereador comentou que o prefeito inaugurou a “UBS dita pediátrica”, que na chamada de propaganda diz que é a primeira no país em funcionamento. “Chama como solução, mas estamos centralizando o atendimento ao público infantil em uma unidade, e a ideia é que se tenha em todas”.
Para José Fernandes, a UBS pediátrica precisa ser “mais uma ferramenta para agregar, para reduzir o fluxo na UPA”.
Sobre o programa Cuida Mais Brasil, o vereador afirmou que terá a oportunidade de questionar o secretário Júlio Espíndola sobre a adesão quando o titular da Saúde participar da sessão da Câmara, como prometido pelo líder Jakson Charles (PSB). Ele citou ainda a UBS Digital, outro programa federal, que seria importante para Anápolis fazer parte do grupo de 320 cidades beneficiadas em um primeiro momento.
“Vou ter a oportunidade de perguntar ao secretário, para que ele tenha a educação de me responder. Já mandei ofícios e a falta de resposta é um desrespeito à população e à Câmara. Mas vou fazer as perguntas quando ele vier aqui”, completou o vereador.
“Quero trazer elementos sem nenhum viés no sentido de puxar saco, mas para agregar na forma de que conversamos sempre um com o outro. Falo que minha intenção é agregar no sistema de saúde em Anápolis”, discursou José Fernandes, se dirigindo ao prefeito Roberto Naves (PP).