João da Luz traz resposta à população sobre critérios para uso do carro fumacê contra a dengue
O vereador João da Luz (PSC) apresentou na tribuna, na sessão desta terça-feira (27.fev), a resposta da gerente de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Patrícia Godoi, sobre a utilização do carro fumacê em bairros de Anápolis.
“Quero responder as várias pessoas que tem nos solicitado o fumacê. Hoje tem um combate à dengue na cidade e muitas pessoas, até em atitude de desespero, tem solicitado o fumacê, que às vezes não vai a tempo e a hora”, disse João.
Segundo o vereador, a gerente da Semusa informou que o carro fumacê segue um critério estabelecido pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo bloquear a taxa de transmissão vira de dengue, zika e chikungunya, devendo ser utilizado somente quando há grandes registros de surto de dengue na cidade, se enquadrando nos critérios de alto risco.
João de Luz ressaltou que a informação dada é que Anápolis não tem o carro fumacê, que é solicitado ao Estado de Goiás somente no caso de urgência. “Diante dos casos notificados positivamente para dengue, a solicitação do carro fumacê foi realizada, porém o mesmo deverá ser realizado nos bairros com maiores incidentes de casos”, disse o vereador.
O vereador também lamentou a morte de um vizinho, senhor João, de 93 anos de idade, por dengue. “Uma pessoa ativa, consciente, morreu por dengue. Vai deixar muita saudade. Deixo minhas condolências à família”, finalizou.