João da Luz pede acessibilidade em calçadas avançadas para pontos de ônibus

por marcos — publicado 17/09/2019 16h07, última modificação 17/09/2019 16h07
João da Luz pede acessibilidade em calçadas avançadas para pontos de ônibus

Vereador João da Luz, do PHS (Foto: Ismael Vieira)

O vereador João da Luz (PHS) pediu à Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), em discurso na tribuna nesta terça-feira (17.set), que garanta acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção nas calçadas avançadas de pontos de ônibus e nas lombofaixas.

Ele explicou que a canaleta entre a calçada normal e o avanço construído pela CMTT, feita para permitir o escoamento da água da chuva, acaba se tornando um obstáculo principalmente para quem usa cadeira de rodas. É preciso então fazer uma rampa, restabelecendo a acessibilidade proposta inicialmente ao se fazer os dispositivos.

João iniciou sua fala agradecendo ao diretor-geral da CMTT, Fernando Cunha, por atender um pedido feito por ele ainda em 2017, construindo pontos de ônibus com abrigos na Avenida Jamel Cecílio. A companhia acabou avançando a calçada nesses locais, o que gerou críticas por parte de algumas pessoas.

“Mas esse avanço tem a função específica de proteger as pessoas que utilizam o transporte coletivo. Infelizmente os motoristas de carros de passeio não respeitam o espaço da parada do ônibus. Então é melhor avançar a calçada, evitando que o passageiro desça na rua, correndo o risco de ser atropelado por uma motocicleta, por exemplo”, explicou o vereador.

João da Luz comentou que foram nesses pontos da Avenida Jamel Cecílio que ele pôde perceber que as canaletas para passagem da água estão travando o ir e vir de cadeirantes.

Ele encaminhou outro pedido: um projeto diferente para os abrigos dos pontos de ônibus, já que os atuais não protegem as pessoas do sol e da chuva. “Que façam um modelo que venha resguardar realmente o passageiro”, concluiu.

registrado em: ,