Aprovado projeto de lei de João da Luz que cria em Anápolis o Dia do Presidente de Bairro

por marcos — publicado 06/08/2018 11h40, última modificação 07/08/2018 13h25

O vereador João da Luz (PHS) falou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (6.ago), sobre projeto de lei de sua autoria, que cria o Dia do Presidente de Bairro no calendário municipal de Anápolis.

A propositura, aprovada em plenário, estabelece a comemoração todo dia 19 de agosto. Dezenas de presidentes de associações de moradores acompanharam a sessão.

“Estamos alegres porque conseguimos tramitar nas comissões um projeto que era um sonho meu, fazer uma homenagem especial para os presidentes de bairros”, discursou João da Luz.

Segundo o vereador, o presidente de bairro é caracterizado por ser um líder incansável, que trabalha de forma voluntária, buscando soluções para problemas coletivos. “São movidos pela vontade de ver as coisas acontecerem”, frisou.

A iniciativa de João da Luz foi elogiada, em apartes, pelos vereadores Mauro Severiano (PSDB), Luzimar Silva (PMN) e Valdete Fernandes (PDT) – esses dois últimos foram presidentes de bairro antes de chegarem à Câmara Municipal.

No artigo 5º do projeto de lei, fica estabelecido que o Conselho das Associações de Moradores de Anápolis (Conama) é responsável por promover, divulgar e explanar sobre a importância do presidente de bairro no município junto à população e em parcerias com a rede pública.

A propositura ressalta que o presidente de bairro é o líder comunitário escolhido pela comunidade local. “Fica nesta lei ressalvado que nem todo líder comunitário é presidente de bairro, pois para se ter o título, este líder comunitário deve, necessariamente, ter passado pela aprovação direta da população do bairro que representa”, descreve o projeto.

Na justificativa da matéria, João da Luz fala que os presidentes de bairros “são pessoas que escolhidas por sua comunidade local, deixam suas ambições pessoais de lado em detrimento dos anseios e das necessidades das pessoas de sua localidade e diante disso”.

“O presidente de bairro busca dentro do papel que lhe é de responsabilidade levar tais problemas ao Legislativo do Município, com a intenção de tê-los por resolvidos e reparados”, completa o texto.

O vereador João da Luz também informou que procederá a entrega de uma Moção de Aplauso ao diretor de Juventude do Conama, Luiz Felipe Paulino Rocha, o Tubarão.

registrado em: ,