João da Luz diz que prefeito é coerente ao esperar reajuste do Fundeb para repassar aos professores

por marcos — publicado 03/03/2020 15h04, última modificação 03/03/2020 15h04
João da Luz diz que prefeito é coerente ao esperar reajuste do Fundeb para repassar aos professores

Vereador João da Luz, do Podemos (Foto: Ismael Vieira)

O vereador João da Luz (PODE) se posicionou na tribuna, na sessão desta terça-feira (3.mar), sobre as negociações para o reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino. Ele lembrou pergunta feita ao prefeito Roberto Naves (PP) na audiência de prestação de contas, realizada no dia 28 de fevereiro.

Na ocasião, ele tomou ciência de que o Ministério da Educação anunciou um aumento de 12,8%, relativo ao novo piso nacional dos professores, mas concedeu somente 5,8% de reajuste para o Fundeb, em uma portaria publicada em dezembro do ano passado, mas que já foi revogada.

“É uma incoerência. Como o Ministério da Educação faz correção de 5,8% e autoriza piso de 12,8%? Aí é gerado um problema para todos os prefeitos do Brasil. Essa portaria foi cancelada e Ministério da Educação vai soltar uma nova corrigindo o valor real, sendo coerente com o aumento”, discursou João da Luz.

De acordo com o vereador, o prefeito se comprometeu a repassar o aumento do Fundeb integralmente aos professores.

João da Luz frisou que o sindicato faz uma luta justa, que tem o seu apoio. “Quando o salário melhora, o professor trabalha com mais satisfação. Com isso a educação melhora, melhorando a sociedade. Sou sempre a favor de dar melhorias aos professores”, explicou.

Para ele, a resposta dada pelo prefeito na audiência pública foi a contento. “Ele pediu prazo para que o Ministério da Educação publique portaria de aumento do Fundeb. Foi coerente, pois ele tem que se preocupar com os diversos segmentos de trabalhadores, e todos estão aguardando aumento, mas que seja mantido o equilíbrio das contas”, finalizou João da Luz.

registrado em: ,