João da Luz destaca projeto que vai permitir prestação de contas detalhada na saúde
Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (18.nov), o vereador João da Luz (Cidadania) disse que manifestava sua alegria por ser relator de um projeto que considera “importantíssimo”, uma cobrança da sociedade e dos vereadores, que trata da prestação de contas na área da saúde municipal.
“[Possibilitará] uma prestação de contas da saúde de forma detalhada, de forma específica, onde está sendo direcionado o dinheiro público, para onde está sendo encaminhado esses recursos”, completou.
“Eu fui nomeado para ser o relator de um projeto importante, de iniciativa do vereador Jakson Charles, e que é uma lei federal que está sendo regulamentada no município de Anápolis. Então eu quero parabenizar o vereador Jakson por essa iniciativa e dizer que isso é muito importante para todos nós, vereadores, que somos cobrados sobre para onde está indo o dinheiro da saúde”, explicou João da Luz.
Segundo o vereador, com a aprovação do projeto, semestralmente o responsável pela pasta da Saúde deverá apresentar de forma detalhada “para onde foi cada centavo da saúde”. “Quero dizer que esse é o nosso papel, vamos ter uma lei que garante isso, vamos poder dar uma resposta melhor para a sociedade anapolina”, ressaltou.
Ainda sobre a saúde municipal, João da Luz disse que está recebendo pacientes do Instituto Nefrológico de Anápolis, que precisam fazer hemodiálise, tem doenças crônicas renais, preocupados pois há três meses os repasses do poder público não estão acontecendo à unidade.
“E o instituto a qualquer momento pode ter o atendimento suspenso. Fizemos um documento, praticamente todos os vereadores assinaram, pedindo celeridade para o secretário de Saúde, doutor Aladim [Nepomuceno], que ele possa garantir os recursos e garantir vida para esses pacientes. Hoje mesmo eu recebi vários pacientes, a dona Maria Divina, pessoas que estão preocupadas com a situação e com certeza precisamos dar uma resposta e garantir saúde a esses pacientes”, afirmou.
O vereador registrou na tribuna a visita que fez ao subsecretário de Educação estadual, o professor Luciano Almeida. “Fomos cobrar dele informações acerca de um documento que fizemos, que foi assinado por vários vereadores, encaminhado à secretária Fátima Gavioli, pedindo providências com relação ao congestionamento no Colégio Plínio Jaime, colégio na região norte, que está abarrotado de alunos”, informou.
Segundo João da Luz, muitos jovens não estudam porque não tem vagas e a região necessita de uma nova unidade. “Fomos pedir para ele informações sobre isso. Temos a deputada Vivian Naves que está acompanhando de perto essa questão e tivemos a resposta do subsecretário de que os projetos estão elaborados e vão ser licitados para dar início a essa obra”.
“Estou informando aos moradores da região norte, do Recanto do Sol, sobre essa obra que irá contemplar essa região que tem essa deficiência. Muitos alunos estão fora da sala de aula porque a distância para procurar outro colégio é muito grande, então acaba acontecendo a evasão escolar. Tem três anos que estamos defendendo essa bandeira, que está perto da obra acontecer”, finalizou o vereador.