João da Luz defende projeto de sua iniciativa que cria o Programa de Saúde do Homem com foco na prevenção
João da Luz defende projeto de sua iniciativa que cria o Programa de Saúde do Homem com foco na prevenção
João da Luz deu detalhes sobre o projeto durante a sessão ordinária desta segunda-feira (27.set). Segundo ele a intenção é incentivar os homens a procurar a prevenção, “tomar os cuidados necessários para evitar doenças no futuro”. Disse que o PSH, segundo a lei, será implantado nas unidades básicas de saúde, e que também prevê a divulgação de dados sobre a morbidade e a comorbidade da população masculina.
É também objetivo do PSH desenvolver campanhas para a prevenção de acidentes de trânsito, assim como a promoção de palestras, debates e ações voltadas ao tratamento de usuários de drogas. “Queremos também ampliar a participação dos homens em grupos de apoio e programas da rede de saúde”, informou. Disse ainda que o Executivo envidará esforços para firmar parcerias com entidades públicas e privadas, “com vista à implantação e ao desenvolvimento do PSH”.
SECRETÁRIO
Sobre a presença do secretário de Saúde, Júlio César Espíndola, na sessão ordinária desta segunda-feira (27.set), João da Luz fez avaliação positiva, “foi importante para elucidar situações sobre a Covid-19, vimos com preocupação os números baixarem, no âmbito estadual os índices de internação são de 42%, diferentes do que ocorre aqui, mas as respostas (do secretário) nos deixou tranquilos”. Segundo ele a normalidade em Anápolis ocorre devido trabalho efetivo da Saúde e da população.
CARRETA DA PREVENÇÃO
João da Luz cobrou ainda que o município permita a vinda para Anápolis da Carreta da Prevenção, numa parceria entre as secretarias de Saúde do município e do Estado. “Este serviço é de grande importância, pois disponibiliza exames preventivos essenciais para mulheres”, alertou. Segundo ele a Carreta da Prevenção estava em Jaraguá e viria para Anápolis, “mas a secretaria de saúde de Anápolis dispensou”. João da Luz disse que o secretário de Saúde, Júlio César Espíndola sinalizou de forma positiva em agora autorizar a vinda deste serviço.
(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)