João da Luz critica intenção da Aneel de taxar energia solar, inibindo usinas fotovoltaicas

por marcos — publicado 22/10/2019 22h58, última modificação 22/10/2019 22h58
João da Luz critica intenção da Aneel de taxar energia solar, inibindo usinas fotovoltaicas

Vereador João da Luz, do PHS (Foto: Ismael Vieira)

O vereador João da Luz (PHS) fez críticas à proposta da Aneel de criar uma nova taxação direcionada para a energia solar, inibindo pessoas e empresas a investirem no setor. “Vão taxar o sol, um absurdo”, comentou o parlamentar em discurso na tribuna na sessão desta terça-feira (22.out).

Quem faz uso da energia solar fotovoltaica pode direcionar o excedente produzido para a rede da empresa distribuidora, gerando créditos que serão compensados na conta no final do mês.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer reduzir essa compensação para somente 68%, ou seja, seria como criar uma taxa de 32% em cima dessa produção.

Para o vereador João da Luz, a proposta vai na contramão do mundo atual, que precisa cada vez mais contar com energia limpa. “Eles precisam incentivar a população. Há a necessidade desses gestores de evoluírem intelectualmente”, completou.

O vereador ressaltou que essa taxação acontece depois de Anápolis ganhar a maior usina fotovoltaica urbana do Brasil, no estacionamento da Unievangélica, construída em parceria com a Enel Goiás.

Para João da Luz, projeto semelhante precisa ser feito no estacionamento da nova sede da Câmara Municipal, que será construída por meio de parceria público-privada.

De acordo com o vereador, as placas das usinas fotovoltaicas utilizam silício, minério que existe em abundância no Brasil, mas que acaba sendo em grande parte exportado, pois o mercado local ainda não absorve 100% do que é extraído.

registrado em: ,