João da Luz considera prejudicial ao consumidor a cobrança da conta de energia pela média de 12 meses
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (6.mai), o vereador João da Luz (DEM) questionou a eficácia para o consumidor do sistema adotado pela Enel na cobrança da energia elétrica, utilizando a média de consumo dos últimos 12 meses.
Ele explicou que diante da pandemia do coronavírus, a empresa concessionária optou por determinar que seus profissionais não façam mais a leitura nos medidores, mas os manteve nas ruas, entregando as contas nos imóveis."Ou seja, a decisão da empresa acabou não dando a devida segurança ao funcionário, já que ele segue indo até os imóveis, efetuando a entrega dos talões, sem considerar a leitura, apesar de o mesmo profissional fazer as duas funções em períodos normais. A leitura por média, portanto, é injustificável e lesa os consumidores", afirmou o vereador.
“Isso causa uma polêmica tremenda, porque há casos de consumidor cuja média dos últimos 12 meses é maior do que o que ele tem usado de energia atualmente. Ou seja, a conta aumenta justamente nesse momento de crise”, explicou João da Luz.
Ele também citou o caso da tarifa social: há situações em que a média do consumidor o coloca fora do programa. Ou seja, famílias de baixa renda estão sendo prejudicadas consideravelmente.
O vereador ressaltou que desde o dia 25 de março e até 25 de junho, a Enel não está cortando a energia das pessoas, mesmo com contas em atraso, mas é preciso cuidado, pois os valores devidos não serão perdoados.
“Meu conselho é que quem tem condição, que pague a conta, sob pena de ver uma conta alta acumulada em um futuro bem breve”, completou João da Luz.
O vereador prometeu elaborar documento a ser enviado à Enel, levantando todos esses questionamentos. Ele pediu apoio dos demais vereadores para a causa.