João da Luz comemora sanção de lei que permite instalação de bloqueador de ar em hidrômetro

por marcos — publicado 11/05/2020 11h04, última modificação 11/05/2020 11h04
João da Luz comemora sanção de lei que permite instalação de bloqueador de ar em hidrômetro

Vereador João da Luz, do DEM (Foto: Geraldo Fleury)

Em pronunciamento na tribuna, na sessão desta segunda-feira (11.mai), o vereador João da Luz (DEM) comemorou a sanção pelo prefeito Roberto Naves (PP) de projeto de sua autoria, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, que dispõe sobre a instalação de bloqueadores de ar em hidrômetros de residências e imóveis comerciais de Anápolis.

“Realmente é plausível essa luta, havia um anseio da população que precisava da atenção do Legislativo. Todos constataram que existe a passagem de ar e o hidrômetro registra, elevando a conta para o consumidor”, disse João da Luz.

“Apresentamos o projeto de lei, que foi aprovado e a Procuradoria-Geral do Município [PGM] fez as análises, entendeu que era um projeto plausível e que teria que ser aplicado na cidade, que teríamos que dar a liberdade ao consumidor de água, que paga vários e vários itens, alguns a gente não concorda, como a taxa mínima”, continuou o vereador.

Segundo João da Luz, o prefeito e a PGM entenderam que o consumidor merece e tem direito de instalar o bloqueador de ar. “Isso causa um problema tremendo para a Saneago, mas ela deveria ter resolvido antes, pois tecnicamente ela precisa da pressão do ar para fazer com que a água chegue às residências. Agora ela precisa instalar as ventosas. pois não é problema do consumidor”, explicou.

O vereador informou que a lei municipal 4077, de 22 de abril de 2020, foi publicada no Diário Oficial de Anápolis de 7 de maio. “E fiquei muito feliz com isso”, ressaltou.

João da Luz comentou ainda que a sanção da lei foi publicada em primeira mão pelo Portal 6. “Estamos no Google em nível nacional”, ressaltou. “Vale a pena lutar. Entendemos que é uma luta histórica”, completou o vereador.

“Sabemos que a Saneago já removeu muitos [bloqueadores] que foram instalados, mas as pessoas precisam saber como instalar e estamos prontos para orientar. Não se pode violar lacres. Pode instalar após o hidrômetro. O melhor lugar para se instalar, na minha opinião, é lá na boia”, discursou João da Luz.

“Quero agradecer ao prefeito e à Procuradoria-Geral do Município. Ele poderia ter vetado, engavetado, mas de forma positiva o prefeito também entendeu que os consumidores tem esse direito. Quero dizer que tenho gratidão a ele por entender a importância desse projeto. Agradecer todos os vereadores que votaram. Tenho certeza que demos exemplo à nossa cidade e a outras também, pois estão nos procurando querendo saber como foi feita a lei”, disse João da Luz.

registrado em: ,