Jean diz que prazo curto para regularização online de título eleitoral pode aumentar abstenções

por marcos — publicado 06/05/2020 11h08, última modificação 06/05/2020 11h08
Jean diz que prazo curto para regularização online de título eleitoral pode aumentar abstenções

Vereador Jean Carlos, do DEM (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, nesta quarta-feira (6.mai), o vereador Jean Carlos (DEM) disse que as medidas tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para regularização do cadastro eleitoral, em período de pandemia do coronavírus, acabaram sendo insuficientes e podem aumentar o número de abstenções na eleição de outubro.

O prazo dado pelo TSE para regularização do título eleitoral termina nesta quarta-feira (6.mai). Segundo Jean, o órgão decidiu recentemente que não retomaria o atendimento presencial, o que é compreensivo, mas deu pouco tempo para a regularização via internet.

“Muitos que tentaram regularizar o documento estão tendo muita dificuldade em acessar o link”, explicou Jean. “A informação que tive é que veio muito tarde a disponibilidade do aplicativo. Ficamos 30 dias aguardando o funcionamento presencial, depois chegou a informação do aplicativo, o que gera sobrecarga ao sistema”, completou.

Jean Carlos afirmou que se soma a esse problema o fato de que muitas pessoas não estarem com cabeça para ficar horas no computador, tentando regularizar a situação cadastral. “Muitos estão correndo atrás é de auxílio emergencial devido à crise”, comentou.

“Concordo que verdadeiramente o calendário eleitoral foi prejudicado. Muitos não vão conseguir regularizar sua pendência. Muitos jovens não vão conseguir se registrar para o primeiro voto. Outras famílias que vieram de outras cidades não vão conseguir a transferência para Anápolis”, opinou o vereador.

Para Jean, a torcida é que a eleição ocorra dentro do prazo, sobretudo porque se isso ocorrer é porque a pandemia foi amenizada, mas as dificuldades são grandes no atual momento.

“A crise tira a vontade do cidadão. Com tantas dificuldades, ele não tem vontade de acessar um link que foi colocado à disposição há pouco tempo. Se já temos abstenção alta, certamente teremos muito mais se essa crise sanitária com consequências financeiras persistir por muito tempo”, concluiu o vereador do DEM.