Jean Carlos pede que município priorize atendimento de idosos com sintomas da covid-19

por marcos — publicado 18/03/2020 16h16, última modificação 18/03/2020 16h16
Jean Carlos pede que município priorize atendimento de idosos com sintomas da covid-19

Vereador Jean Carlos, do PTB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Jean Carlos (PTB) destacou, nesta quarta-feira (18.mar), a importância da Secretaria Municipal de Saúde priorizar o atendimento das pessoas idosas neste momento de pandemia do coronavírus.

Jean ressaltou que tem ciência que a administração definiu protocolos de atendimento, mas um caso acompanhado por ele chama a atenção. Trata-se de uma senhora, de 69 anos, que esteve recentemente em Guarulhos (SP) e está com sintomas da covid-19, mas que mesmo fazendo contato com o sistema municipal ainda não foi atendida. “Que se priorize o atendimento domiciliar para os idosos”, afirmou.

O vereador chamou a atenção para a gravidade da situação no Brasil em relação os suprimentos à disposição das autoridades. “Tínhamos 30 mil kits de testagem, que agora são 26 mil. Por isso essa triagem de certa forma exagerada. O governo federal tinha que ter se acautelado”, frisou.

Ele ressaltou que segundo a imprensa, há uma tentativa de compra de 150 mil kits, mas onde encontrar nesse momento em que todo o mundo sofre com o coronavírus? “Que pegue o dinheiro do fundo partidário, que seja aplicado na saúde, mas que não deixe faltar suprimentos, como os kits e respiradores”.

Jean Carlos comentou que a Fiocruz tem produzido kits, mas numa escala que não atende a todo o país.