Jean Carlos pede informações sobre aquisição de testes rápidos para novo coronavírus

por fernanda — publicado 11/05/2020 11h20, última modificação 11/05/2020 11h18
Jean Carlos pede informações  sobre aquisição de testes rápidos para novo coronavírus

(Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (11.mai), o vereador Jean Carlos (DEM) pediu informações detalhadas da Secretaria Municipal de Saúde sobre a aquisição dos testes rápidos para coronavírus em Anápolis.

Segundo ele, após o relaxamento das medidas de prevenção a pandemia foi possível observar o crescimento do número de confirmações e de suspeitas de caso de covid na cidade.

“Tivemos o segundo óbito, são 71 casos confirmados e mais de 800 pessoas suspeitas com base em avaliações clínicas. A testagem de mais casos suspeitos nos daria a dimensão real da curva de contaminação e o mapeamento do coronavírus em Anápolis”, justificou o parlamentar.

Jean Carlos citou que cidades menores como Catalão, Mineiros e Rio Verde conseguiram comprar testes rápidos o que facilita ter a real dimensão da realidade desses municípios em relação a pandemia.

“Sei que existe uma grande dificuldade para compra desses testes no mercado. As empresas que receberam certificação para venda dos testes aumentaram os valores do produto no mercado, mas queremos conhecer o que está sendo feito pela secretaria de Saúde para conseguir testar mais pessoas em Anápolis”, comentou.

Jean Carlos frisou que o secretário Lucas Leite poderia repassar esses dados para os vereadores da base, ou por documentos, ou até mesmo fazer uma visita à Câmara para falar sobre o assunto.

“Estamos sendo cobrados por profissionais de saúde a esse respeito. Seria também importante que esses profissionais que trabalham na linha de frente de combate a Covid pudessem fazer esses testes para segurança deles”, acrescentou.

Ainda em seu pronunciamento o vereador do DEM elogiou a atuação da Vigilância Sanitária de Anápolis no trabalho de combate a pandemia do coronavírus.

“Em nome do Júlio, do Gúbio, eu cumprimento toda equipe, desde os motoristas, os fiscais até a parte administrativa do órgão. A Vigilância está na rua orientando os comerciantes, ajudando a elaborar decretos e acompanhando a curva de contaminação na cidade. Parabéns a todos pelo esforço”, concluiu.