Jean Carlos entrega Moção de Solidariedade na Missa dos Romeiros

por Assessoria do Gabinete — publicado 08/09/2023 22h00, última modificação 01/11/2023 11h35
Jean Carlos entrega Moção de Solidariedade na Missa dos Romeiros

Jean Carlos entrega Moção de Solidariedade na Missa dos Romeiros

No dia 08 de setembro Jean Carlos participou da Missa na Praça dos Romeiros, no Jardim Alexandrina, in Memoriam aos 25 anos da Páscoa, em 1998, dos 55 romeiros de Anápolis que retornavam de Aparecida (SP).

“Momento de fé e homenagem onde pude entregar, em nome do poder legislativo, Moção de Solidariedade às Paróquias Nossa Senhora Aparecida, São Pedro e São Paulo, e a Diocese de Anápolis”, conclui.

Romeiros de Anápolis: 25 anos de fé e solidariedade
 
No final da madrugada do dia 8 de setembro de 1998, quando 55 romeiros de Anápolis retornavam de uma romaria da cidade de Aparecida do Norte/SP, foram vitimados fatalmente, após os ônibus nos quais eram transportados se envolverem em um acidente. O fato repercutiu e sensibilizou todo o país.
 
Este evento consternou não apenas as comunidades católicas de Nossa Senhora Aparecida e de São Pedro e São Paulo, mas toda a população anapolina. Desde então, anualmente é celebrada uma Missa em Ação de Graças, no dia 8 de setembro, na Praça dos Romeiros, em homenagem às vítimas e em solidariedade aos sobreviventes e suas famílias.
 
HISTÓRIA
A Praça dos Romeiros, localizado na Avenida Presidente Kennedy, na divisa dos bairros Jardim Alexandrina/Maracanã, está ligada à história de devoção da comunidade católica das Paróquias São Pedro e São Paulo e Nossa Sra. Aparecida.

Antes aquele espaço da cidade era denominado Praça Manoel Gonçalves da Cruz, construída e nominada por meio da Lei municipal de n°. 1.637 de 20 de dezembro de 1988. Depois, em função de vários acidentes com vítimas fatais registrados no local, passou a ser popularmente chamada de ‘Praça da morte’.
 
PRAÇA DOS ROMEIROS
Após o fato envolvendo os romeiros de Anápolis, o local foi rebatizado. Por meio da Lei Municipal nº 2.709, de 28 de novembro de 2000, o local foi denominado ‘Praça dos Romeiros’. E ganhou um memorial em homenagem às vítimas, criado pelo artista plástico anapolino Sílvio Morais.
 
Em 3 de janeiro de 2023, por meio da lei número 4.249, de autoria do vereador Jean Carlos, a ‘Praça dos Romeiros’ foi tombada como patrimônio histórico municipal.

Gabinete Jean Carlos
Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

registrado em: