Jean Carlos cita projeto que prevê treinamento de primeiros socorros nas unidades de ensino
Na sessão ordinária desta quarta-feira (21.fev), na tribuna, o vereador Jean Carlos (UB) se solidarizou com a família do estudante de 14 anos morto a facadas na porta de uma escola, no bairro Calixtópolis, na terça-feira (20.fev). Lamentou a tragédia e defendeu a execução de medidas mais eficazes para a prevenção de tragédias como essa.
Jean Carlos disse entender que situações como a verificada nesse caso é difícil de se prever, mas que é possível estabelecer mais segurança no ambiente das escolas e nas intermediações. O vereador lembrou que foi criada lei, de sua iniciativa, para que seja realizado curso de primeiros socorros nas unidades de ensino do município.
Segundo o vereador, essa lei decorre de uma lei federal, que ficou conhecida como Lei Lucas, criada em 2018 e que estabelece que escolas públicas do ensino básico possam capacitar pessoas para que tenham noções de primeiros socorros. “Esse projeto não gera dispêndio para o município e é possível entendimento para que o Ministério da Educação custeie os cursos”, disse.
O curso é de baixa carga horária, segundo Jean Carlos, “mas é importante porque pode significar o salvamento de vidas”. Pediu que o município considere a possibilidade de viabilizar esse projeto, “Anápolis sairia à frente dos demais municípios”.
A aprovação de reajuste de 4,62% aos servidores públicos foi mais uma vez analisada pelo vereador, que voltou a dizer que “os servidores merecem mais que esse índice e esperamos, em breve, comemorar índices mais justos e robustos”. E lembrou que nas comissões foi feita sugestão para que o índice fosse de 9,63%.
(Foto – Ismael Vieira)