Jakson diz que ITBI poderá ser emitido eletronicamente por Cartórios de Registro de Imóveis
"Hoje vamos comemorar a implantação do ITBI eletrônico na cidade. O contribuinte terá a oportunidade de retirar o documento com antecedência de 15 dias também nos Cartórios de Registro de Imóveis. Mais transparência e menos burocracia. É uma ação que foi prioridade do prefeito desde quando assumiu o Executivo. É uma bandeira minha enquanto, vereador, e também enquanto fui secretário de Meio Ambiente", disse.
Jakson lembrou que a questão do ITBI sempre foi palco de questionamentos e que precisava de avanços que beneficiassem os contribuintes.
"Até 2014 o tributo era pago pelo contribuinte de forma antencipada. Um desrespeito. Mas através de uma emenda nossa a Lei 327/2014, conseguimos derrubar essa exigência e o imposto passou a ser pago no momento que era lavrada a escritura do bem", lembrou.
O líder do prefeito também destacou que até então, o ITBI também era cobrado por duas vezes do contribuinte.
"Nos casos de parcelamento do pagamento do imóvel, por exemplo, o ITBI era pago no momento da compra e quando o débito era quitado, era feito um novo pagamento do imposto para transferência de posse. É um imposto caro cobrado injustamente. Um desrespeito ao consumidor", pontou.
Jakson finalizou seu discurso dizendo que logo o prefeito Roberto anunciará a praticidade do acesso ao ITBI e quando o novo sistema começará a funcionar na cidade. "Mas estamos avançando. Lembrando que o setor imobiliário e da construção civil é um grande aliado na geração de empregos no Brasil, em Goiás e aqui na nossa cidade", concluiu.