Jakson destaca trabalho positivo de secretário da Saúde na campanha de vacinação contra gripe

por marcos — publicado 16/05/2018 23h10, última modificação 16/05/2018 23h10

O vereador Jakson Charles (PSB) elogiou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, em discurso na tribuna na sessão desta quarta-feira (16.mai), pelo trabalho desempenhado na campanha de vacinação contra a gripe H1N1.

Segundo ele, mesmo diante das dificuldades, pois o município depende que o Ministério da Saúde envie as vacinas, já se atingiu mais de 80% da meta de imunização dos grupos de risco.

Fazem parte do grupo de risco as crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, indivíduos a partir dos 60 anos de idade, portadores de doenças crônicas, professores e funcionários do sistema prisional.

Jakson citou que chegaram 27,1 mil doses da vacina na última semana em Anápolis e o secretário Lucas Leite tem feito uma distribuição racional nas unidades de saúde, para que toda a cidade seja contemplada.

O vereador informou que diante do grande número de pessoas já imunizadas e a proximidade da meta, a Secretaria Municipal de Saúde poderá anunciar em breve a liberação da vacina para o restante da população, para aqueles que não fazem parte dos grupos de risco.

Precaução
Especialistas orientam as medidas de precaução para se evitar a gripe H1N1: evitar levar crianças pequenas, gestantes ou idosos a locais onde há aglomerações; lavar sempre as mãos com água e sabão ao voltar da rua ou sempre que tiver contato com muitas pessoas; usar lenços de papel ao tossir e espirrar; e, diante de qualquer sinal de alarme como febre alta, falta de ar e dor no corpo procurar, imediatamente, auxílio médico.

registrado em: ,