Jakson Charles representa Câmara em reunião no TJGO para tratar da transferência de presos

por marcos — publicado 27/03/2017 11h52, última modificação 27/03/2017 11h52
Jakson Charles representa Câmara em reunião no TJGO para tratar da transferência de presos

Jakson Charles representa Câmara em reunião no TJGO para tratar da transferência de presos

A Câmara Municipal de Anápolis esteve representada pelo vereador Jakson Charles (PSB) em reunião na sexta-feira (24.mar), no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em Goiânia, para tratar da crise penitenciária deflagrada na cidade no final de fevereiro, com a transferência de 558 presos da Penitenciária Odenir Guimarães (POG) para o novo presídio anapolino, antes mesmo da sua inauguração.

O presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, intermediou o diálogo entre autoridades de Anápolis e os membros da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), o superintendente Executivo, coronel Edson Costa Araújo, e o superintendente Executivo de Administração Penitenciária, coronel Victor Dragalzew.

Para Jakson, o encontro foi produtivo, pois ficou claro que não há um debate agora sobre regionalização do novo presídio de Anápolis. Além disso, o vereador informou que ficou acertado que nesta segunda-feira (27.mar) o governo estadual enviará um cronograma ao Judiciário anapolino, sobre a obra na POG e a possibilidade de transferência paulatina dos presos que estão em Anápolis para Aparecida de Goiânia.

A reunião serviu também para cobrar uma maior segurança para Anápolis, pois parte das viaturas que antes atuavam no patrulhamento das ruas da cidade estão no novo presídio. “Ficou assegurado que o secretário de Segurança Pública fará a estruturação necessária, inclusive com mais viaturas e com o Banco de Horas. A sociedade anapolina está unida, coesa e forte para resolver essas questões”, explicou Jakson Charles.

O desembargador Gilberto Marques Filho deixou uma mensagem aos anapolinos, que vivem a angústia da situação. “Fiz a cobrança no sentido de reforço consistente na segurança local, não apenas valendo dos militares que se encontram em Anápolis, mas levando um reforço substancial e de viaturas para que a sociedade anapolina se sinta realmente protegida”, disse o presidente do TJGO.

A juíza Lara Gonzaga de Siqueira, magistrada que deu a sentença pedindo o retorno dos presos para a POG no prazo de 15 dias, confirmou que espera um cronograma das obras em Aparecida de Goiânia e do retorno gradual dos presos para decidir se reconsidera sua decisão. “Na segunda-feira [27.mar] recebo a documentação, vou ouvir o Ministério Público e depois me manifestar”, explicou.

Sobre a regionalização do novo presídio, Lara Gonzaga de Siqueira disse que as coisas não serão misturadas. “Só depois da devolução dos presos esse assunto da regionalização será tratado”.

O promotor de Justiça Lucas César Costa Filho reconheceu que a situação só terá um esclarecimento a partir do cronograma prometido pelo governo estadual e frisou a importância de um reforço na segurança pública de Anápolis. “O Estado se comprometeu em dispensar mais policiais e viaturas para que nossa segurança pública não seja prejudicada”, comentou.

registrado em: ,