Jakson Charles diz que é preciso rever valores cobrados por emolumentos cartorários no Estado

por fernanda — publicado 02/02/2021 12h31, última modificação 02/02/2021 12h31

Em discurso na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira (2.fev), o vereador Jakson Charles (PSB), falou sobre a questão da cobrança dos emolumentos cartorários em Goiás.

"Quero falar sobre a maldade sobre essa tributação. É uma falta de respeito com o contribuinte, com o construtor civil, com a população que paga essas taxas. Os custos com as despesas cartorárias são muito altos", declarou Jakson.

O vereador explicou que é preciso corrigir essas distorções considerando que do montante de 100% do que é cobrado pelos emolumentos, cerca de 15% fica para os cartórios, 27% é do Imposto de Renda e 45% fica para o Estado manter pelo menos 14 fundos, entre eles o que ajuda a manter despesas com a Assembleia Legislativa de Goiás.

"É um absurdo e o governador, assim como os deputados estaduais, precisam rever essas cobranças", reafirmou.

De acordo com Jakson Charles, a situação tem prejudicado o crescimento da construção civil, por exemplo. "Os empresários estão ficando amarrados nessas cobranças, o resultado é o encolhimento do setor, da geração de empregos e da economia", concluiu.

registrado em: