Gomide fala sobre possível fechamento da Farmácia Popular em Anápolis

por marcos — publicado 19/06/2017 11h45, última modificação 19/06/2017 11h45

O vereador Antônio Gomide (PT) falou na tribuna, nesta segunda-feira (19.jun), sobre o possível fechamento da Farmácia Popular do Brasil em Anápolis, a partir de uma decisão do Ministério da Saúde em realocar verba destinada para o programa. Segundo o petista, o assunto foi levantado em reunião na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), no dia 14, com a presença da secretária municipal de Saúde, Luzia Cordeiro.

“A Farmácia Popular cumpre um papel extremamente importante, principalmente nessa época de crise”, frisou Gomide, informando que são 123 medicamentos dispensados na unidade de Anápolis, localizada próxima à Praça das Mães. O vereador informou ainda que em 2013 foram aviadas 20 mil receitas na Farmácia Popular anapolina.

Antônio Gomide explicou que a normativa do governo federal não é para o fechamento da Farmácia Popular, mas pela adequação de como é repassado o dinheiro para a atenção básica. “Os municípios possuem autonomia para dar continuidade às farmácias populares. Quem faz a manutenção é a Fiocruz, por isso a importância da manutenção do convênio junto a essa instituição”, reforçou.

Segundo o vereador do PT, a secretária Luzia Cordeiro ouviu na Acia de empresários do polo farmacêutico do Daia que poderá ser feito um convênio para doação de medicamentos ao poder público municipal. Esse seria um passo, juntamente com a gestão dos recursos federais, para que se mantivesse o programa. “Em defesa da saúde, que a gente amplie cada vez mais a Farmácia Popular, e não deixe que uma interpretação equivocada da normativa do Ministério da Saúde faça com que ela seja fechada”.

 

registrado em: ,