Gomide afirma que dados favoráveis atuais do Ideb são fruto de planejamento iniciado em 2009
O vereador Antônio Gomide (PT) utilizou a tribuna na Sessão Ordinária desta segunda-feira (10.set) para ressaltar que os dados favoráveis do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Anápolis são frutos da política de valorização da Educação implantada a partir de 2009. “Naquele período o ensino fundamental foi transformado. Uma lei municipal foi aprovada na Câmara com o Plano de Carreira dos professores. Foi um salto para obter os resultados favoráveis do Ideb”, disse.
Naquela oportunidade, lembrou Gomide, a Prefeitura começou a pagar o Piso Nacional dos Professores. Lembrou que também foram construídas 15 creches. O vereador lamentou que em 2018 os professores tenham sido levados a fazer greve para assegurar o pagamento integral do piso. O vereador Jakson Charles (PSB), em aparte, lembrou que as dificuldades enfrentadas no início deste ano foram causadas pela necessidade da administração atender o limite prudencial, “o prefeito não pode pagar um serviço se o limite prudencial está acima do teto”.
Antônio Gomide lembrou que já está na Câmara para análise a Lei Orçamentária Anual, para o exercício de 2019, que prevê receitas e despesas de mais de R$ 1,4 bilhão. “Esta lei será aprovada e, se estamos aumentando a LOA, o que falamos para servidor é que a receita está aumentando”, disse. Gomide lamentou ainda o não comparecimento do secretário municipal da Saúde em audiência marcada para a semana passada na Câmara, “o secretário não veio e não vejo a remarcação da visita”.