Gerente da Saneago participa de sessão ordinária
por cma
—
publicado
03/06/2016 11h13,
última modificação
03/06/2016 11h13
Tânia Valeriano falou sobre investimentos que estão sendo feitos na cidade
A gerente da Saneago em Anápolis, Tânia Valeriano, participou da sessão ordinária da última terça-feira (26/02). A convite do vereador Paulo de Lima (PDT) Tânia explicou aos parlamentares os investimentos que a estatal está fazendo no município principalmente no que diz respeito ao sistema de universalização de água tratada, expansão da rede de esgoto e ao serviço de tapa-buraco.
A gerente apresentou toda a equipe de trabalho lotada em Anápolis. Segundo ela, todos os profissionais que atuam no município têm perfil técnico. “Talvez seja a única cidade do estado que tenha esse privilégio”, falou. Em seguida Tânia iniciou as explicações aos parlamentares pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA). Conforme informou a responsável pela estatal, 80% do abastecimento da cidade é feito pelo Sistema Piancó, 16% pelo Sistema Daia e apenas 4% pelos Sistemas Independentes de Poços.
A gerente informou que atualmente existem 54 reservatórios de água distribuídos em 37 áreas do município. “Lembrando que de 2008 ao final de 2009 elaboramos projetos para ampliação do SAA que foi licitado em 2010. As obras começaram em abril de 2011 com o término previsto para 2016. O objetivo do serviço é aumentar a captação e distribuição de água tratada que vai atender a cidade até 2035”, disse.
Em relação às redes de esgoto, Tânia Valeriano afirmou que atualmente 65% da população anapolina tem a cobertura do serviço. Deste total, 100% é tratado na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Um convênio assinado, entre o Governo do Estado e o Município, no valor de R$ 65 milhões, elevará a cobertura do sistema para 88%. Serão implantadas redes coletoras e estações elevatórias de esgoto nas sub-bacias do Antas, Góis, Felizardo, Reboleiras e Catingueiro.
No tapa-buracos a Saneago atua em parceria com a Prefeitura de Anápolis. Segundo relatório disponibilizado pela gerente, são enviadas planilhas diárias com a relação de todos os serviços executados no dia, para o Executivo e à empresa responsável o serviço. As medições são atestadas pela Saneago.
De acordo com o vereador Paulo de Lima, seu objetivo ao convidar a gerente da estatal para participar da sessão, foi trazer explicações aos parlamentares e toda a população anapolina sobre os serviços que a Saneago atualmente executa na cidade. Segundo ele, a empresa é bastante cobrada pela sua atuação. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer os contratos, valores e obras que estão em abertos. A saneago é uma empresa muito visada, mas queremos agradecer a colaboração da gerente Tânia que atendeu ao nosso convite e nos trouxe os esclarecimentos necessários”, disse.
registrado em:
Camara