Frente Parlamentar visita CAPS

por cma — publicado 02/06/2016 10h47, última modificação 02/06/2016 10h47
Vereadores conheceram estrutura e dificuldade das entidades que recebem usuários de drogas Os vereadores que fazem parte da Frente Parlamentar de Combate às Drogas realizaram visitas às entidades que atuam com o tratamento de usuários e dependentes. Compareceram os parlamentares Wederson Lopes e Vespa, do PSC; Paulo de Lima (PDT) e os petistas Pastor Wilmar Silvestre e Professora Geli Sanches. O objetivo das visitas foi conhecer o processo de recuperação que as instituições oferecem.
Frente Parlamentar visita CAPS

Frente Parlamentar visita CAPS

Os quatro locais visitados foram os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS - Crescer, Viver e Vidativa) e o Centro POP, todos ligados à secretaria municipal de Saúde. As três unidades do CAPS oferecem terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e medicamentos para crianças, adolescentes e adultos.

Segundo Wederson Lopes, é importante que os vereadores tomem conhecimento do funcionamento das entidades. “Se precisarmos fazer solicitações para o Executivo e os secretários temos que saber das necessidades desses locais. Tudo o que fazemos é visando o bem-estar da sociedade anapolina”, esclareceu ao informar que a função da Frente Parlamentar é contribuir para o combate às drogas.

Os parlamentares comentaram ainda que algumas dificuldades foram encontradas nos locais. No Centro Pop o principal problema é o local de instalação da unidade. Nos CAPS foi constatada a falta de medicamentos nas unidades Viver e Vidativa. Já no Crescer, a reclamação dos funcionários foi quanto ao atendimento de especialistas nas áreas de assistência social e psicologia.

Para a vereadora Professora Geli a visita respondeu os questionamentos dos demais parlamentares sobre encaminhamento de pessoas que os procuram em gabinetes. “Quando o eleitor nos procurava com algum usuário de drogas, não sabíamos o que fazer. Agora entendemos que o CAPS é o melhor encaminhamento”, disse.

O pastor vereador Wilmar Silvestre também concordou que o centro de triagem para tratamento de drogativos deve ser feito no CAPS. “Eles fazem um trabalho onde as pessoas buscam o tratamento voluntariamente. Fiquei animado com o que vi e através da Frente Parlamentar estaremos divulgando o potencial dessas entidades”. O petista ainda afirmou que os legisladores devem atuar no sentido de cobrar do Executivo que as dificuldades das instituições sejam solucionadas. “É tudo uma questão de conversar com o secretário da Saúde. As cobranças não são muitas”.

Vespa concluiu que as visitas foram positivas principalmente para esclarecer sobre encaminhamento. “Agora a gente não fica mais perdido e sabe onde falar para a pessoa ir, ficou bem esclarecida qual é a função de cada CAPS”, finalizou.

registrado em: