Frente Parlamentar participa de comemorações do Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas
A primeira ação, promovida pela UniEvangélica com o apoio da Frente Parlamentar, foi uma caminhada de bairro, que contou com a participação de representantes de comunidades terapêuticas, do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), de alunos do Corpo de Bombeiros, do Colégio Couto Magalhães e de Petis (Programa de Erradicação do trabalho Infantil). O objetivo da passeata é chamar a atenção da sociedade na luta contra o tema.
Os vereadores Wederson Lopes (PSC), Professora Geli Sanches (PT), Vespa (SD), Pastor Wilmar Silvestre (PT), Sargento Alberto (PTN) e Gleimo Martins (PTN) foram os representantes da Câmara nas solenidades.
O presidente da Frente Parlamentar, vereador Wederson Lopes, comentou que é necessário envolver as crianças e adolescentes em ações preventivas contra o uso de entorpecentes. “A Frente Parlamentar tem trabalhado não somente no combate, mas nas prevenções. Os jovens precisam conhecer o malefício que as drogas causam, sendo sua única consequência a morte. É uma caminhada sem volta e nossas crianças precisam se conscientizar sobre isso”, alertou o parlamentar.
O prefeito João Gomes disse que as crianças estão sendo instruídas sobre como evitar o uso das drogas e a aproximação dos traficantes. “Temos que agir desde cedo e inserir as crianças no assunto para que saibam se distanciar das drogas. As crianças são divulgadoras e incentivam também seus pais a ficarem longe de bebidas e cigarros”, afirmou.
Em seguida, os parlamentares partiram para a Igreja Assembleia de Deus, onde 1500 alunos se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd.
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
Sargento Borba, Instrutor e Coordenador do PROERD de Anápolis, disse que é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. “O curso é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência”, explicou.