Frente Parlamentar participa de comemorações do Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas

por cma — publicado 01/06/2016 10h20, última modificação 01/06/2016 10h20
Na data em que se comemora o Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas (28/05), os vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Políticas sobre Drogas participaram de eventos que marcam a prevenção ao uso de drogas.
 Frente Parlamentar participa de comemorações do Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas

Frente Parlamentar participa de comemorações do Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas

A primeira ação, promovida pela UniEvangélica com o apoio da Frente Parlamentar, foi uma caminhada de bairro, que contou com a participação de representantes de comunidades terapêuticas, do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), de alunos do Corpo de Bombeiros, do Colégio Couto Magalhães e de Petis (Programa de Erradicação do trabalho Infantil). O objetivo da passeata é chamar a atenção da sociedade na luta contra o tema. 

Os vereadores Wederson Lopes (PSC), Professora Geli Sanches (PT), Vespa (SD), Pastor Wilmar Silvestre (PT), Sargento Alberto (PTN) e Gleimo Martins (PTN) foram os representantes da Câmara nas solenidades. 

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Wederson Lopes, comentou que é necessário envolver as crianças e adolescentes em ações preventivas contra o uso de entorpecentes. “A Frente Parlamentar tem trabalhado não somente no combate, mas nas prevenções. Os jovens precisam conhecer o malefício que as drogas causam, sendo sua única consequência a morte. É uma caminhada sem volta e nossas crianças precisam se conscientizar sobre isso”, alertou o parlamentar.

O prefeito João Gomes disse que as crianças estão sendo instruídas sobre como evitar o uso das drogas e a aproximação dos traficantes. “Temos que agir desde cedo e inserir as crianças no assunto para que saibam se distanciar das drogas. As crianças são divulgadoras e incentivam também seus pais a ficarem longe de bebidas e cigarros”, afirmou. 

Em seguida, os parlamentares partiram para a Igreja Assembleia de Deus, onde 1500 alunos se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd. 

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. 

Sargento Borba, Instrutor e Coordenador do PROERD de Anápolis, disse que é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. “O curso é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência”, explicou.

registrado em: