Frente Parlamentar oferece capacitação para servidores

por cma — publicado 02/06/2016 09h12, última modificação 02/06/2016 09h12
Curso foi ministrado pela coordenadora da Saúde Mental em Anápolis Através de iniciativa da Frente Parlamentar de Combate às Drogas, servidores de gabinetes dos 23 vereadores participaram de um curso de informação sobre atendimento a drogativos em Anápolis, na manhã desta sexta-feira (12/4). Os esclarecimentos foram repassados pela coordenadora da Saúde Mental, Marinalva Ribeiro e contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda (PT) e dos parlamentares Wederson Lopes (PSC), Paulo de Lima (PDT), Professora Geli Sanches (PT), Pastor Wilmar Silvestre (PT), Jerry Cabeleireiro (PSC) e Sargento Pereira (PSL).
Frente Parlamentar oferece capacitação para servidores

Frente Parlamentar oferece capacitação para servidores

Segundo Wederson Lopes, a preocupação da Frente Parlamentar é de que a informação sobre para onde encaminhar o usuário de drogas seja bem esclarecida. Desde que as atividades do grupo se iniciaram, os parlamentares encontraram dificuldade em saber para qual unidade deve direcionar aquele que os procura nos gabinetes. “Estamos nos capacitando para dar um atendimento adequado para que estas pessoas possam obter êxito no tratamento”.

O vereador acrescentou que a Frente Parlamentar está fazendo um apanhado geral de todas as redes de atendimento a drogativos em Anápolis. “Nesse primeiro momento visitamos os Caps e o Hospital de Psiquiatria e o próximo passo é visitar todas as casas de recuperação da cidade de Anápolis”. Após a conclusão desta fase, os parlamentares farão um diagnóstico para saber como ajudar os dependentes químicos e as instituições.

O curso será ministrado em duas etapas, na primeira os servidores tiveram conhecimento de como agir com pessoas que estejam viciadas em álcool e/ou drogas. Já a segunda etapa tratará dos centros de acolhimento aos usuários. De acordo com Marinalva Ribeiro, o local de referência no município para início de tratamento de drogativos é o Caps Vidaativa. “O ideal é que a pessoa seja atendida nas proximidades da sua casa. O usuário pode procurar uma unidade básica de saúde. Caso não tenha condição de ser atendido ali, será encaminhado para os Caps. Temos um ambulatório de saúde mental no Cais do Jardim Progresso e no caso de emergência, deverá procurar o Hospital Psiquiátrico”.

Para os servidores, a informação repassada no curso é primordial. A chefe de gabinete Flávia Santos disse que ao ser abordada pela população, geralmente não se sabe qual orientação repassar. “As pessoas nos procuram na maioria das vezes desnorteadas e nós podemos fazer muito pouco enquanto condição de atendimento. Agora já sabemos melhor o que fazer quando formos procurados”.

Na próxima segunda-feira (15/4) a Frente Parlamentar voltará a se reunir na Sala das Comissões para definir as casas de recuperação a serem visitadas. O vereador Wederson Lopes acrescentou que a última parte do trabalho do grupo será na prevenção de não usuários. “Queremos evitar que novas pessoas entrem para o caminho das drogas e depois vamos trabalhar na parte de repressão”, concluiu.

registrado em: