Frente Parlamentar de Combate às Drogas se reúne com secretários

por cma — publicado 03/06/2016 10h36, última modificação 03/06/2016 10h36
Vereadores buscaram informações sobre as atividades de enfrentamento às drogas em Anápolis A Frente Parlamentar de Combate às Drogas se reuniu nesta segunda-feira pela manhã (11-03) no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) com o diretor do departamento, Coronel Sidney Pontes e os secretários municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social, Luiz Carlos Teixeira e Francisco Rosa. Compareceram os vereadores Wederson Lopes, Jerry Cabeleireiro e Vespa, do PSC; Professora Geli Sanches (PT); Sargento Pereira (PSL), Sargento Alberto (PTN) e Mirian Garcia (PSDB).
Frente Parlamentar de Combate às Drogas se reúne com secretários

Frente Parlamentar de Combate às Drogas se reúne com secretários

O encontro foi agendado pelos vereadores e teve o objetivo de levantar informações sobre as ações de combate às drogas no município de Anápolis. Na oportunidade, os parlamentares também conheceram a frente de trabalho do Comitê de Combate às Drogas, instalado pela Prefeitura de Anápolis, no mês de fevereiro.

O presidente da Frente Parlamentar, Wederson Lopes, destacou que a reunião foi de grande importância. “Estão nascendo ações que logo darão resultado para a cidade de Anápolis”. Segundo o vereador, o grupo tratará de fiscalizar a aplicação de Leis Municipais que atuam no combate às drogas. Wederson acrescentou ainda, que na semana do dia 25-06, a Câmara realizará atividades com a temática do combate. “É um projeto do Pedro Mariano (PP) que foi sancionado pelo prefeito. Vamos fazer ações com toda a cidade para combate e repreensão ao assunto”.

Para o vereador Gleimo Martins, a preocupação é solucionar ou amenizar o problema em Anápolis. “Se ninguém se preocupar, vai virar uma epidemia. Hoje trocamos ideias principalmente com a parte de assistência social”. Mas ele acrescentou que é preciso debater mais sobre o assunto. “Surgirão várias opiniões, exemplos. É um assunto que ninguém quer discutir, que todo mundo quer jogar para o canto. Nós queremos trazer à tona, porque não podemos acabar com as drogas no mundo, mas pelo menos com o que está à nossa volta”.

Durante o encontro, foi bastante ressaltada a necessidade de se unir forças para o combate às drogas. Para a vereadora Professora Geli Sanches, o trabalho em grupo é essencial para o início das atividades. “Enquanto vereadores podemos auxiliar na tarefa, legislando em favor da melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores e para combater esse mal na cidade”.
De acordo com os parlamentares, a primeira dúvida é sobre o que fazer e para onde encaminhar a população que os procura em seus gabinetes para solucionar os problemas de dependentes químicos. “Sabemos como informar estas pessoas. Alguns casos são encaminhados para a diretoria da Saúde Mental, outros para a secretaria de Assistência Social”, informou a petista.

Sidney Pontes destacou que o principal papel dos vereadores neste momento, é trabalhar na atualização de algumas leis. “Precisamos modificar projetos para dar poder de polícia a órgãos já existentes e podermos trabalhar melhor”. Francisco Rosa também disse que a soma de pessoas que possam ajudar no combate facilita que a missão seja cumprida. “Com a criação desse núcleo aqui no GGIM e da Frente Parlamentar, estamos fazendo um conjunto de interessados para que possamos fazer o melhor trabalho”.

A próxima ação da Frente Parlamentar de Combate às Drogas será uma audiência pública a ser realizada no próximo dia 20-03. A propositura é da vereadora Mirian Garcia e tratará sobre internação compulsória. O encontro acontece no Plenário Teotônio Vilela, a partir das 9h.

registrado em: