Frente Parlamentar de Combate às Drogas discute próximas ações

por cma — publicado 03/06/2016 09h52, última modificação 03/06/2016 09h52
Vereadores trataram sobre a realização de mini curso de capacitação para assessores de gabinetes A Frente Parlamentar de Combate às Drogas se reuniu na manhã desta segunda-feira (18-03) para traçar as próximas atividades do grupo. Participaram os vereadores Wederson Lopes e Jerry Cabeleireiro, do PSC; Sargento Alberto e Gleimo Martins, ambos do PTN; Paulo de Lima (PDT); Mirian Garcia (PSDB); Sargento Pereira (PSL) e os petistas Professora Geli Sanches e Pastor Wilmar Silvestre.
Frente Parlamentar de Combate às Drogas discute próximas ações

Frente Parlamentar de Combate às Drogas discute próximas ações

O presidente da Frente Parlamentar, Wederson Lopes, disse que o grupo começará a visitar algumas entidades no município que tratam de usuários e dependentes de drogas. Segundo o vereador, foi solicitada uma relação das instituições que atuam no município, incluindo a movimentação financeira, à secretaria municipal de Assistência Social. “Estamos definindo algumas ações. Teremos um mini curso de capacitação para os nossos assessores”.

De acordo com informações do parlamentar, o curso será ministrado nas dependências da Câmara Municipal, no dia 05-04, para informar àqueles que procurarem os gabinetes buscando ajuda para tratamento de usuários de droga os procedimentos que devem ser seguidos. “O curso será ministrado pela Marinalva, que trabalha no Hospital de Psiquiatria e na secretaria municipal de Saúde com relação a dependentes químico. Teremos noção de triagem e relacionamento com familiares”, explicou.

Sobre mudanças na legislação, a vereadora Mirian Garcia propôs a elaboração de uma emenda a ser anexada ao Código de Posturas para que o Executivo possa fazer limpeza em locais abandonados. Alguns vereadores mencionaram que casas aparentemente abandonadas são refúgio para usuários.

O vereador Jerry Cabeleireiro acrescentou que outro ponto que ajuda no combate às drogas é fiscalizar a aplicação da Lei Seca. Ele citou um exemplo de uma cidade em que o índice de criminalidade diminuiu quando o horário de fechamento dos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas foi alterado. “Onde a Lei é aplicada com rigor, está dando certo. O álcool leva a outras drogas também”. O parlamentar disse ainda que a Frente deverá fazer uma fiscalização e sugerir que a Lei seja aplicada com mais rigor em Anápolis.

Ao final, os vereadores lembraram uma audiência pública que será realizada na próxima quarta (20-03), às 9h, no Plenário Teotônio Vilela para discutir sobre internação compulsória. O evento foi proposto por Mirian Garcia.

registrado em: