Frederico Godoy fala sobre Setembro Verde, mês de conscientização dos direitos da pessoa com deficiência
Ele citou o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei de 2005 que promove condições de igualdade das pessoas com deficiência, visando inclusão social e cidadania. “Embora a legislação proponha a inclusão, os desafios são muitos ainda”, ressaltou o vereador.
Godoy frisou a conscientização da Câmara Municipal quanto à inclusão e acessibilidade, com uma sede com piso tátil, placas em brailes e sem obstáculos para pessoas com dificuldade de locomoção ou cadeirantes. “É o único prédio público 100% acessível na cidade”, comentou.
Frederico Godoy destacou ainda que é crime recusar ou suspender matrícula de estudante por causa de deficiência. Ele lamentou declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que propôs a segregação das crianças com deficiência. “Isso em um país que assegura o direito à educação a todos”.
O vereador informou que fará campanhas de conscientização durante o mês de setembro. No sábado, na Praça Dom Emanuel, haverá a distribuição de panfletos. Além disso, Godoy pretende acompanhar o Procon na fiscalização de empresas, que pelo número de funcionários, são obrigadas por lei a contratarem deficientes.
O vereador também defendeu o esporte como forma de integração social. “Vou ajudar na volta do time de basquete da ADA [Associação de Deficientes de Anápolis]. Foi uma promessa de campanha minha”, disse Frederico Godoy, destacando o desempenho dos atletas paralimpícos nos Jogos de Tóquio.