Frederico Godoy diz que mudanças em financiamento da Caixa prejudica setores da economia
Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (15.out), o vereador Frederico Godoy (Agir) disse que a Associação das Imobiliárias de Anápolis (AIA), entidade que preside, está se movimentando após anúncio da Caixa Econômica Federal de mudanças no crédito para financiamentos imobiliários.
Responsável por quase 70% dos financiamentos imobiliários do país, a Caixa vai reduzir o valor máximo de crédito para a compra de imóveis pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que engloba propriedades de até R$ 1,5 milhão.
A partir de 1º de novembro, a cota máxima de financiamento admitida será de até 70% do valor do imóvel, e não mais os atuais 80%. No sistema de amortização pela tabela Price, em que as prestações são sempre iguais e compostas por mais juros, o teto diminuirá de 70% para 50% do total do imóvel.
Segundo Godoy, essas mudanças vão afetar diretamente o setor imobiliário e a construção civil. “E todos sabemos que a cadeia da construção civil beneficia muitos setores”, completou. O vereador explicou que a AIA, que faz parte do Fórum Empresarial, irá redigir carta e enviar para as federações. “Essa redução desacelera a venda de imóveis de alto padrão”, frisou.